Check-up para identificação de doenças silenciosas
Mulheres que têm casos da doença na família podem fazer o exame que busca mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
Os exames laboratoriais podem identificar alterações no organismo, a pessoa com câncer normalmente tem uma concentração alta de algumas proteínas em circulação no sangue que podem ser detectadas por um exame de sangue. Alguns exemplos de substâncias são a CA 125, CA 19.9 e a CEA.
“Durante a campanha Outubro Rosa, nós realizamos exames de toda parte hormonal, conseguimos ver algumas alterações pelos marcadores tumorais, sabemos que o câncer pode ser uma doença silenciosa, mas apresenta alguns sinais. A realização do autoexame também é fundamental”, explica a bioquímica, Dra. Emilia Pontes.
Com a identificação precoce da doença, as chances de um tratamento eficaz e uma recuperação mais rápida são maiores. Mulheres que têm casos da doença na família podem fazer o exame que busca mutações nos genes BRCA1 e BRCA2.
“Hoje temos uma medicina personalizada onde conseguimos fazer uma triagem genética, para a pessoa que a família tem casos de câncer e quer saber se tem essa predisposição. Então, a gente faz a análise do gene com mais frequência do câncer de mama e de ovário”, destaca a especialista.