Na JMJ, Papa Francisco encoraja jovens a serem protagonistas do seu futuro
“Sejam visionários dos seus sonhos, não meros espectadores dos medos”, discursou o Papa
Presente na Jornada Mundial da Juventude (JMJ), em Lisboa, o Papa Francisco realizou um discurso inspirador para os jovens participantes. Em sua fala, o lider religioso encorajou que os jovens tenham a coragem de trocar os medos pelos sonhos.
“Sejam visionários dos seus sonhos, não meros espectadores dos medos. Autoconservação é uma armadilha, um reflexo condicionado pelo medo, que nos distorce a visão da existência. Se as sementes se protegessem, não poderiam gerar novas flores e nos condenariam à fome; se o inverno evitasse sua passagem, não haveria a maravilha da primavera”, afirmou ele durante o discurso.
O Papa apontou um alerta as formações das universidades, pois, segundo ele o diploma deve ser um chamado para contribuir com uma sociedade mais justa e inclusiva, não apenas um meio de satisfação pessoal. Segundo ele, cabe aos jovens, o poder e a responsabilidade com o progresso e a evolução, utilizando avanços científicos e tecnológicos
Ainda, o líder religioso destacou o papel das mulheres no bem-estar da sociedade, destacando a “sabedoria feminina” como necessário para integrar novos estudos e como uma perspectiva para alcançar um progresso ambicioso.
A Jornada Mundial da Juventude começou na terça-feira (3) e segue até domingo (6). O evento conta com a cobertura especial das rádios Princesa FM (96.9), no programa Jornal do Meio Dia, e Sociedade News FM (102.1), De Olho na Cidade.