Feira de Santana

Empossados os membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2023/2025

Ato aconteceu no planetário do Museu Parque do Saber

21/06/2023 06h49
Empossados os membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2023/2025
Foto: Valdenir Lima

Nesta terça-feira (20) ocorreu a posse dos membros que irão compor o Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana para o biênio 2023/2025. Esse órgão é formado por representantes do poder público e da sociedade civil, totalizando 22 membros entre titulares e suplentes. O ato aconteceu no planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

O Conselho abrange dez segmentos culturais da sociedade civil, garantindo uma ampla representação. Esses segmentos incluem dança, identidade e diversidade cultural, audiovisual, artes plásticas, música, cultura popular, teatro, memória e preservação, matriz africana e literatura.

O Conselho Municipal de Cultura desempenha um papel fundamental na promoção e desenvolvimento das políticas culturais no município. É um espaço de participação e deliberação sobre assuntos relacionados à cultura, contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva e vibrante culturalmente.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, enfatizou a importância da posse e destacou a responsabilidade do novo mandato. Ele ressaltou que há muitos desafios pela frente, como a implementação da Lei Paulo Gustavo, que destina recursos do Governo Federal para o município. O secretário expressou sua satisfação com a presença maciça da sociedade civil no evento, demonstrando o engajamento e o interesse em fortalecer a cultura em Feira de Santana.

“Temos diversas situações e ações de políticas públicas para debatermos, fomentando a cultura em nossa cidade e sem sombra de dúvidas é muito importante esse alinhamento, essa presença, porque nós sentimos muito no último mandato a ausência principalmente da sociedade civil, que fez com que nós não tivéssemos quorum e com isso não pudéssemos deliberar com relação a diversas ações do nosso Conselho Municipal de Cultura”, lembrou.

David Aynã, suplente no segmento audiovisual, ressaltou a relevância desse momento histórico para a cidade, especialmente por contar com um orçamento significativo para a cultura. Ele destacou a importância do audiovisual nesse contexto, mencionando a Lei Paulo Gustavo e o potencial de movimentação cultural que ela representa. “O Conselho é a instância primordial para pensar e implementar políticas que direcionem esses recursos de forma adequada”, salientou.

Bruno Bittencourt, titular do segmento audiovisual, também expressou o desejo de aproveitar os recursos da nova lei para fortalecer e difundir o audiovisual em Feira de Santana. “O Conselho desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo a troca de ideias e a renovação necessária”.

A secretária interina de Governo, Eliene Cerqueira, esteve presente represantando o prefeito Colbert Filho. O ato também foi prestigiado pelo vereador José Marques, o Zé Curuca.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Governo solicita esclarecimento de empresas sobre acesso de menores a aplicativos de bets

Governo solicita esclarecimento de empresas sobre acesso de menores a aplicativos de bets

As empresas notificadas devem prestar esclarecimento em até cinco dias úteis
Feira de Santana
Alta demanda leva Fundação Hospitalar a planejar ampliação de cirurgias para gigantomastia

Alta demanda leva Fundação Hospitalar a planejar ampliação de cirurgias para gigantomastia

Mais de 450 mulheres já foram atendidas, e programa entra em nova fase com previsão de...
Feira de Santana
Feriadão terá dias quentes e chuvas fracas

Feriadão terá dias quentes e chuvas fracas

A temperatura máxima deve atingir 31° no domingo, e a mínima, 25° na terça-feira