Bahia

Covid: Mais de seis milhões de baianos ainda não receberam reforço da vacina

Secretária de Saúde alerta para o maior risco de contágio durante festas juninos

09/06/2022 07h54
Covid: Mais de seis milhões de baianos ainda não receberam reforço da vacina

Cerca de 6,1 milhões de baianos ainda não receberam a dose de proteção adicional da vacina contra a covid. Isso significa que mais da metade das 11,6 milhões de pessoas vacinadas com 1ª e 2ª dose no estado ainda não retornaram aos postos para garantir as 3ª e 4ª dose garantidas pelo SUS. 

Para a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Adélia Pinheiro, esse número é motivo de preocupação. “A imunidade cai após 5 meses da vacinação. Por isso, é tão importante, neste momento de pré-festejos juninos, em que grande parte da população se aglomera para dançar, beber e comer, que a população reforce sua proteção a fim de evitar um novo ‘boom’ de casos após o São João”, alerta.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica Estadual, Márcia São Pedro, as doses de reforço das vacinas contra covid-19 são um importante avanço no enfrentamento do vírus. “Ela garante proteção ao indivíduo e bloqueia a transmissão coletiva do vírus. Depois disso, a orientação para quem vai celebrar os festejos juninos é dar preferência a espaços abertos”, reforça a sanitarista.

Embora o número de casos ativos da doença tenha aumentado nas últimas semanas, a secretária ainda não vê motivo para a suspensão dos eventos juninos ou a adoção de alguma medida restritiva.

“Ainda que o número de casos ativos tenha crescido, os números de internações e de óbitos não sofreram alterações, o que permite que os eventos sejam mantidos ressaltando a importância da vacinação”, pontua a secretária.

Comentários

Leia também

Bahia adere ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Durante a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a Bahia oficializou...
Bahia
Sesab propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza

Sesab propõe estratégias para ampliação da vacinação contra influenza

Até o momento, 735.032 doses foram aplicadas, o que representa 15,57% do público-alvo,...
Bahia
Prefeito de Candeal entrega obras e anuncia investimentos para o município

Prefeito de Candeal entrega obras e anuncia investimentos para o município

O prefeito da cidade de Tanquinho, Zé Luiz (PT), participou dos festejos e parabenizou...