Saúde

Dor de cabeça pode ser indicio de DTM, aponta especialista

Ansiedade e estresse deixam o individuo mais suscetível a patologia

12/11/2022 18h00
Dor de cabeça pode ser indicio de DTM, aponta especialista

A Disfunção temporomandibular (DTM) é uma fadiga dos músculos da mastigação, por hiperatividade mastigatória. Esse problema acomete a articulação temporomandibular (ATM) – situada entre a mandíbula e o crânio, na região anterior à orelha, e pode provocar fortes dores de cabeça.

Segundo a cirurgiã-dentista Júlia Benites, a DTM pode ser causada por questões psicológicas, como quadros de estresse e ansiedade. A médica relata que alguns pacientes tomam muitos remédios na tentativa de controlar as fortes dores.

“Quando o paciente sofre de DTM podem surgir vários sintomas, um deles é a dor de cabeça. Além disso, o paciente pode ter dor na face, dor na musculatura, dor ao abrir e fechar a boca, na mastigação. Alguns indivíduos também reclamam de ‘zumbido’ e dor no ouvido, mas o principal sintoma relatado é a dor de cabeça”, explica a doutora em entrevista ao De Olho na Cidade.

A inflamação na mandíbula ocorre quando o disco articular, que permite o movimento mandibular, se desloca da sua posição original. O esforço contínuo para mastigar, especialmente alimentos duros, podem exigir muito da musculatura, causando problemas.

“Se o paciente sente muita dor é porque esse disco articular já está num estado de inflamação avançado, porque essa cartilagem não tem vasos, sangue ou nervo, então coisas que acometem a ela, não geram dor. Se o indivíduo está sentindo dor, é porque um osso pode está ‘triscando’ no outro, e isso é motivo de urgência para ir atrás de atendimento”, pontua a profissional.

Pacientes que possuem ansiedade ou estresse são mais suscetíveis a essa patologia, devido ao hábito de apertar muito os dentes e quadros de bruxismo. Essa tensão frequente pode provocar a patologia. O tratamento da DTM depende da causa.

“São dois tipos de DTM: a articular e a muscular. O tratamento vai depender desse diagnóstico, onde vamos prescrever a medicação e encaminhar o paciente para a terapia, e se for necessário, a cirurgia”, destaca.

Caso seja identificado sintomas, o indivíduo pode procurar um profissional neurologista, médico buco-maxilo-facial, ou dentista. A doutora Julia Benites atende na Clínica Ortocentro, localizada na Avenida Getúlio Vargas, Centro, nº 3445, próximo a faculdade Estácio.

Comentários

Leia também

Saúde
Psicológica orienta a como superar a síndrome do ninho vazio

Psicológica orienta a como superar a síndrome do ninho vazio

A síndrome do ninho vazio é um fenômeno psicológico que descreve a sensação de solidão...
Saúde
Especialista destaca avanços em procedimentos de rejuvenescimento facial

Especialista destaca avanços em procedimentos de rejuvenescimento facial

No cenário da estética facial, os avanços tecnológicos e a integração de diferentes...
Saúde
Cardiologista aponta importância do equilíbrio entre prevenção e excessos na medicina atual

Cardiologista aponta importância do equilíbrio entre prevenção e excessos na medicina atual

O Dr. Israel destacou que o conceito de plena saúde tornou-se uma busca constante e desafiadora....