Em palestra, jornalista Sérgio Mattos cobra valorização do regionalismo
Encontro aconteceu no Casarão Olhos D`Agua
Na manhã desta quinta-feira, 10, ocorreu o V Encontro das Academias de Feira, no Casarão dos Olhos D`Água, marcando o encerramento da Semana da Cultura. A cerimônia contou com a palestra do jornalista Sérgio Mattos, sobre “Diversidade Cultural”.
Na palestra, Sérgio Mattos, que também é membro da Academia de Artes e Letras de Feira, destacou questões sobre regionalismo e o multiculturalismo, também trazendo soluções que poderiam ajudar na amplificação da diversidade cultural.
“Tendo em vista que temos várias questões que não estão esclarecidas sobre a produção de conteúdo, e a valorização da produção local e regional, quanto mais se discutir e abordar esse tema nos locais, mais se cria consciência na plateia para melhor entendimento e produção de leis específicas que valorizem o regionalismo”, pontuou o palestrante, que também divulgou seu novo livro, ‘Carismáticos’.
O evento reuniu membros das oitos academias do município e personalidades importantes para a cultura de Feira. A presidente da Academia de Letras e Artes de Feira, Lélia Fernandes, abriu a cerimônia com saudações aos presentes e também elucidou a importância do encontro.
“Não devemos apenas descobrir os talentos e valores que temos na cidade, mas também apoiá-los. Sabemos que há um estigma de que ‘Feira não tem cultura’, e nas minhas falas sempre digo que Feira tem cultura sim, e só não enxerga quem não a valoriza. Então temos que dar apoio a todos os responsáveis pela disseminação, divulgação e pela produção cultural”, salientou.
A Semana da Cultura foi estabelecida em alusão ao Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro. Segundo o secretário de cultura, Jairo Carneiro Filho, a programação buscou a valorização local.
“Encerramos a semana em comemoração ao Dia Nacional da Cultura, e tivemos várias celebrações ao longo desses dias. Estamos fechando essa semana, mas vamos dar continuidade e fomentar cada vez a cultura da nossa cidade e valorizar os nossos artistas”.
A Semana da Cultura foi uma realização da Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal De Cultura, Esporte E Lazer (Secel) e da Fundação Municipal de Tecnologia da Informação, Telecomunicação e Cultura Egberto Tavares Costa (Funttitec).
*Prefeitura Municipal de Feira de Santana (Secom)