Feirenses conquistam medalhas na Olimpíada Brasileira de Química
Alunas recebem menções honrosas
Estudantes de Feira de Santana, Lucas Maurício Menezes, 8º ano, e Ísis Carneiro, 9º ano, conquistaram medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Química Júnior (OBQJr). Ananda Sampaio, 9º ano, obteve Menção Honrosa. O medalhista, que só terá a disciplina Química na grade curricular no 9º ano, conforme traz a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que rege o ensino brasileiro, contou seu segredo para essa conquista. “Meu pai, Ricardo Menezes, é professor de Química. Então, tive aulas com ele em casa também. Na primeira fase, tive um pouco de insegurança, mas na segunda estava seguro”, revelou.
Integrante da coordenação pedagógica do Ensino Fundamental II, segmento que engloba do 6º ao 9º ano, professora Ednália Aquino disse que “a BNCC traz, para estudantes já no 6º ano, tópicos sobre matéria e energia que estão relacionados aos estudos de Física e Química, que se aprofundam no 9º ano”. Essas duas disciplinas, além de Biologia, integram a área de conhecimento Ciências da Natureza, que alunos começam a ter contato no 6º ano.
Olimpíada Nacional de Ciências
Já a estudante Ana Julia de Lima, 6º ano, conquistou Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). “Estou mais animada para participar de outras olimpíadas de conhecimento”, contou. Luiz Henrique Fraga, 8º ano, e Isis Carneiro também obtiveram Menção Honrosa na ONC. A data de entrega das premiações será divulgada em breve pela organização de cada disputa. Os resultados foram divulgados neste mês de outubro. Os alunos são da Escola João Paulo I.