Lula anuncia criação de universidade em Santo Amaro
Homenagem a Dona Canô e reforço à indústria e ao meio ambiente marcam visita presidencial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta quinta-feira (9), que pretende construir uma universidade na cidade de Santo Amaro, cidade do Recôncavo da Bahia. O anúncio foi feito durante o discurso do presidente na inauguração da fábrica da montadora chinesa BYD, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador.
“Logo a gente vai fazer uma faculdade em Santo Amaro, que vai se chamar Universidade Dona Canô, para homenagear a Bahia”, pontuou.
O nome da instituição de ensino homenageia a mãe de dois dos maiores cantores da Música Popular Brasileira (MPB), Caetano Veloso e Maria Bethânia, nascidos em Santo Amaro. Canô é uma cidadã ilustre da cidade e faleceu em dezembro de 2012.
Ela viveu até os 105 anos e as memórias e ensinamentos dela foram eternizados através dos filhos e da literatura. A sabedoria da santo-amarense foi eternizada nos livros “O sal é um dom: Receitas de dona Canô” (2019), escrito por Mabel Velloso, e “Cano Velloso. Lembranças do Saber Viver” (2009), escrito por Antonio Fernando Guerreiro de Freitas e Arthur de Assis.