Educação

Estudantes da rede estadual superam meta de proficiência na Avaliação Formativa 2025

Alunos atingiram a marca de 270,8, superando a nota geral da avaliação

10/10/2025 11h35
Estudantes da rede estadual superam meta de proficiência na Avaliação Formativa 2025
Foto: Fernando Vivas/Gov-BA

Os estudantes da rede estadual de ensino que fizeram a 3ª Avaliação Formativa 2025, em agosto deste ano, superam a meta da nota geral de proficiência, que era 268, atingindo 270,8. A proficiência é o grau de domínio e conhecimento que o estudante possui sobre um determinado conteúdo ou habilidade.

O avanço demonstra que as práticas de acompanhamento e devolutiva características da avaliação contribuíram para uma maior consolidação das aprendizagens dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

O resultado positivo também indica boa evolução do desempenho dos estudantes em relação ao ciclo anterior, visto que na 1ª e 2ª avaliações, as notas foram 245 e 260, respectivamente. Nesta 3ª Avaliação Formativa, participaram 381.594 estudantes, o que corresponde a 89,59% do público-alvo, que são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio.

A avaliação formativa é um processo contínuo de acompanhamento da aprendizagem dos estudantes, com foco no desenvolvimento das competências e habilidades ao longo do percurso escolar. Ela busca identificar avanços, dificuldades e necessidades dos estudantes para orientar intervenções pedagógicas.

O principal objetivo é melhorar o processo de ensino e aprendizagem por meio do uso pedagógico das informações coletadas. Ela permite ao professor ajustar estratégias, diversificar metodologias e promover ações que favoreçam o progresso individual e coletivo dos estudantes.

Sobre a avaliação

A iniciativa realizada pela Secretaria da Educação do Estado (SEC) faz parte da política de Gestão da Aprendizagem criada para recompor as aprendizagens afetadas pela pandemia da Covid-19. Até o momento, já foram aplicadas três avaliações ao longo do ano, que são realizadas de forma 100% on-line, por meio da plataforma Plurall, sistema que permite o acompanhamento detalhado da gestão da aprendizagem dos estudantes.

Composto por 26 questões de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, o exame ajuda a diagnosticar e elaborar estratégias pedagógicas para superar dificuldades e assegurar a assimilação dos conteúdos, que servem de preparação para outras avaliações externas, como o Sistema de Avaliação Baiano de Educação (Sabe), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Comentários

Leia também

Educação
Estudantes baianos participam da COP 30, em Belém

Estudantes baianos participam da COP 30, em Belém

A conquista é resultado das trajetórias dos jovens nas etapas Estadual e Nacional da...
Educação
STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores

STF define que recreio pode contar como jornada de trabalho de professores

Corte decidiu que intervalos podem integrar a jornada de professores, mas remuneração...
Educação
APLB Feira e Governo Municipal chegam a acordo para devolução de salários cortados na pandemia

APLB Feira e Governo Municipal chegam a acordo para devolução de salários cortados na pandemia

O acordo foi firmado em reunião entre a diretoria do sindicato, a comissão de professores...