Feira de Santana recebe 1ª edição do Fotoê com programação diversificada
O evento segue até esta quarta-feira (01)

Começou nesta terça-feira (30) a primeira edição do Fotoê, um dos maiores encontros de criatividade, imagem e inovação do interior da Bahia. O evento, realizado em Feira de Santana, reúne fotógrafos, videomakers, storymakers, criadores de conteúdo e amantes da fotografia, oferecendo palestras, experiências e oportunidades de troca entre profissionais da área.
O fotógrafo e palestrante convidado Melo Bastos destacou a essência do seu trabalho e a expectativa para o encontro.

“Eu costumo dizer que eu crio portais. Trabalho com a fotografia fanart, ou de decoração, que transforma imagens em quadros e obras de arte. Meu objetivo é levar as pessoas, por meio das minhas fotos, a lugares que já visitei, para que sintam essa experiência através da arte. No Fotoê, minha expectativa é compartilhar o que aprendi em quase 10 anos de carreira, dividir acertos e erros, e trocar ideias com colegas fotógrafos.”
Melo, que já atua em cidades como São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, também comentou sobre seus planos futuros.

“Tenho obras expostas nos Estados Unidos e na Suíça, mas ainda por brasileiros. Meu grande objetivo é expandir para o público estrangeiro e conquistar o mercado mundial.”
Já o fotógrafo Adriano Portugal, um dos idealizadores do Fotoê, ressaltou a importância de trazer o evento para o interior da Bahia.

“O Fotoê é uma transformação enorme. Durante muito tempo, nós, fotógrafos do Nordeste, precisávamos nos deslocar para São Paulo ou Rio de Janeiro em busca de conhecimento. O grande desafio foi justamente romper essa barreira, trazendo nomes nacionais para Feira de Santana e mostrando a força da nossa cidade como polo criativo.”
Adriano destacou ainda os desafios da organização e o diferencial da iniciativa.
“Conciliar a agenda de grandes nomes do mercado e atrair marcas como Canon e Sony, que geralmente priorizam capitais, foi um orgulho enorme. Feira tem um diferencial: muitos fotógrafos daqui têm trabalhos reconhecidos nacionalmente. O Fotoê não é só palestra, é um evento para implementação, para colocar em prática. Queremos mostrar que a tecnologia é ferramenta fundamental e que o fotógrafo que domina isso nunca será substituído.”
O evento segue até esta quarta-feira (01) com palestras de nomes como Lucas Lermen, Lucas Lapa, Nana Pugliesi, Marco Aurélio e Karina Martins, oferecendo ao público uma oportunidade de aprender, se conectar e evoluir dentro do universo da fotografia.

*Com informações do repórter JP Miranda







