Feira de Santana

Feira de Santana é selecionada para integrar programa de inovação da Sudene

Programa Conexões de Inovação Aberta Nordeste foi lançado na última quinta-feira (21), em Recife

22/08/2025 16h09
Feira de Santana é selecionada para integrar programa de inovação da Sudene
Foto: Danilo Freitas

Feira de Santana foi uma das quatro cidades selecionadas para integrar o programa Conexões de Inovação Aberta Nordeste, lançado na última quinta-feira (21), em Recife, pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Banco do Nordeste (BNB), o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Impact Hub Brasil.

Além de Feira de Santana, única da Bahia, também foram contempladas as cidades de Fortaleza (CE), Mossoró (RN) e Montes Claros (MG).

O programa tem como objetivo fortalecer a gestão pública municipal por meio da inovação aberta, estimulando soluções criativas, sustentáveis e colaborativas que contribuam para aprimorar os serviços prestados à população. A iniciativa prevê a captação de US$ 40 milhões destinados ao desenvolvimento de projetos inovadores.

Durante o evento, Feira de Santana oficializou sua adesão ao programa. O município esteve representado pela secretária de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico (Settdec), Márcia Ferreira, e pelo secretário de Planejamento (Seplan), Carlos Brito, que assinaram o termo de compromisso em nome da cidade.

Com a participação no Conexões de Inovação Aberta, Feira de Santana se insere em uma rede de cooperação voltada à modernização da gestão pública, ampliando as oportunidades de desenvolvimento econômico com sustentabilidade.

A secretária Márcia Ferreira destacou a importância da iniciativa. “Feira de Santana está cada vez mais preparada para os desafios da gestão pública. A participação no Conexões de Inovação Aberta representa acesso a novas ferramentas, parcerias e soluções inovadoras, que contribuirão diretamente para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da qualidade de vida da nossa população.”

Ela ressaltou ainda que a seleção do município reflete o reconhecimento nacional pelo avanço de Feira em inovação. “Nosso município foi escolhido junto a Fortaleza (CE), Mossoró(RN) e Montes Claros(MG) por critérios de evolução na área de inovação. Por meio do programa, teremos acesso aos Contratos Públicos para Soluções Inovadoras (CPSI), que viabilizam projetos e financiamento.”

Os benefícios do programa para os municípios participantes incluem soluções mais criativas e eficientes; redução de custos e riscos; fortalecimento da colaboração e engajamento cidadão; aceleração da implementação de soluções; atração de investimentos e desenvolvimento econômico; adaptação a mudanças e desafios futuros; transparência e governança participativa; fortalecimento do ecossistema local de inovação; sustentabilidade e impacto social; melhoria dos serviços públicos para a população. o programa contará com as etapas de jornada de preparação dos municípios; seleção e aceleração das soluções. Os compromissos dos municípios incluem a formação da equipe, indicação do ponto focal, participar das avaliações do ciclo e cumprir o cronograma de até 12 meses.

O secretário de Planejamento, Carlos Brito destacou o papel estratégico de Feira de Santana no desenvolvimento regional. “Feira de Santana possui um enorme potencial de crescimento, que vai muito além do município. Seu desenvolvimento impacta toda a nossa região, fortalecendo a economia, gerando empregos, atraindo investimentos e promovendo melhorias na infraestrutura e nos serviços públicos. Esses órgãos reconhecem o potencial da cidade, especialmente diante dos projetos de infraestrutura e planejamento que a Prefeitura está implementando, capazes de impulsionar o desenvolvimento de forma ampla. É uma cidade-chave e sua expansão reflete diretamente no progresso de toda a região”, afirmou o secretário Carlos Brito.

Estiveram presentes na solenidade Francisco Alexandre, superintendente da Sudene; David Borges, diretor de Parcerias e Programas do Impact Hub; Michael Hennessey, especialista sênior na Divisão de Competitividade, Tecnologia e Inovação do BID; Hailton José Fortes, superintendente de clientes do BNB; Marcelo Marques, co-fundador do Impact Hub; e Camila Medeiros, da Enap.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Detran-BA inaugura Consultório PcD em Feira de Santana e amplia acesso a exames

Detran-BA inaugura Consultório PcD em Feira de Santana e amplia acesso a exames

Unidade vai atender cerca de 500 pessoas por mês e evitar deslocamentos para Salvador....
Feira de Santana
Academia Feirense de Letras anuncia criação da primeira Biblioteca Digital de Feira de Santana

Academia Feirense de Letras anuncia criação da primeira Biblioteca Digital de Feira de Santana

O coquetel de lançamento está marcado para o dia 18 de setembro, data em que Feira de...
Feira de Santana
Vigilância Epidemiológica reforça ações de combate à leptospirose em Feira de Santana

Vigilância Epidemiológica reforça ações de combate à leptospirose em Feira de Santana

Em Feira de Santana, neste ano, já foram notificados 12 casos suspeitos, sendo dois confirmados ...