Alunos de escolas municipais participam de seminário sobre educação ambiental
A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a educação ambiental e a sustentabilidade
Na manhã desta quinta-feira (21), os alunos das escolas municipais Reitor Edgar Santos e Maria Antônia Costa participaram do seminário “Educação Ambiental: semeando consciência, colhendo sustentabilidade”, promovido pelo Movimento Água é Vida em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Durante o evento, foi apresentado o projeto de horta comunitária, que será implantado nas duas escolas, oferecendo aos estudantes a oportunidade de aprender na prática sobre a importância da alimentação saudável e do cuidado com o meio ambiente.
O fundador do Movimento Água é Vida, Carlos Souza, destacou o objetivo da iniciativa. “O Movimento Água é Vida tem uma missão, que é cuidar da água, saúde e meio ambiente. Este ano, desenvolvemos o projeto da horta saudável nas escolas, em parceria com a Secretaria de Educação, escolhendo estas duas instituições como piloto. A ideia é começar na escola e motivar os alunos a levarem esse conhecimento para casa, promovendo uma alimentação saudável e reforçando a educação ambiental”.
O projeto de horta comunitária nas escolas faz parte de uma estratégia maior do Movimento, que visa integrar educação ambiental, saúde e preservação da água, envolvendo não apenas as instituições de ensino, mas também entidades religiosas, associações de classe e órgãos governamentais.
A iniciativa reforça o compromisso da cidade com a educação ambiental e a sustentabilidade, incentivando os alunos a praticarem hábitos saudáveis e conscientes desde cedo.
Carlos Souza também contextualizou a trajetória do Movimento, fundado em 21 de maio de 1997, e enfatizou a importância da preservação da água e do meio ambiente. “Nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, que vem da natureza, das nossas nascentes. Por isso, precisamos cuidar dela e fortalecer a conscientização ambiental. Estamos há 28 anos nesta caminhada e queremos expandir cada vez mais esse trabalho”.