Feira de Santana

Junho Violeta: profissionais de saúde atuam na prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa

Campanha reforça a importância da notificação, acolhimento e proteção da população idosa

13/06/2025 12h06
Junho Violeta: profissionais de saúde atuam na prevenção e combate à violência contra a pessoa idosa
Foto: Valdenir Lima

Este mês de conscientização e prevenção à violência contra os idosos, considerado o “Junho Violeta”, reforça a necessidade de um olhar atento e cuidadoso, sobretudo por parte dos profissionais de saúde. 

Neste período, a Secretaria Municipal de Saúde intensifica as ações com foco na identificação, acolhimento e notificação de casos de maus-tratos, que muitas vezes são silenciosos.

“A campanha Junho Violeta sensibiliza a sociedade e os profissionais sobre os maus-tratos muitas vezes naturalizados. Estimula a notificação, fortalece protocolos e contribui para políticas públicas que assegurem um envelhecimento digno, como preconiza o SUS”, afirma a enfermeira Carla Paim, referência técnica em Saúde do Idoso no município.

De acordo com a enfermeira, os profissionais estão capacitados para identificar sinais que podem indicar violência física ou emocional contra os idosos, a exemplo de quedas e lesões com causas não esclarecidas, desnutrição, desidratação, sinais de abandono, marcas de agressões e falta de cuidados básicos. 

“A atuação dos profissionais da Atenção Primária à Saúde é fundamental para detectar e interromper ciclos de abuso, no atendimento clínico, na escuta ativa, no acolhimento desse idoso”, destaca a enfermeira. 

Carla Paim esclarece que caso os profissionais de saúde identifiquem sinais de violência ao idoso deve ser feita a notificação no SINAN – esta é obrigatória e silenciosa. 

“A rede municipal de Saúde desenvolve capacitações periódicas voltadas para as equipes da Atenção Básica e também a profissionais que atuam em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), onde são abordas temas como: envelhecimento ativo e saudável; Identificação de vulnerabilidades sociais; atenção domiciliar ao idoso em situação de risco e preenchimento correto da ficha de notificação no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN)”, diz.

A profissional ainda pontua que durante este mês serão realizadas ações alusivas ao dia 15 de junho – dia de combate à violência contra os idosos – nas unidades de saúde com a realização de busca ativa, atividades educativas e, caso necessário, encaminhamentos na rede, além de implementar a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Comentários

Leia também

Proposta de universidade federal em Feira de Santana é viável, diz Rui Costa

Rui Costa destacou que o projeto apresentado para Feira de Santana, embora estruturado,...
Feira de Santana
Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

Dia Nacional do Teatro: artistas feirenses celebram a arte que emociona e transforma

No Dia Nacional do Teatro, os depoimentos de Fernando Souza e Lion Guimarães lembram que,...
Feira de Santana
Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

Desafio do Slalom chega à Feira de Santanapara etapa da Gincana do Caminhoneiro

A terceira classificatória da temporada acontece neste mês no Posto São Gonçalo 4,...