Repórter da TV Subaé é alvo de comentário racista
A manifestação preconceituosa provocou indignação e levou a Rede Bahia a emitir uma nota oficial de repúdio e valorização da diversidade.
O repórter Raphael Mascarenhas, da TV Subaé, afiliada da Rede Bahia em Feira de Santana, usou suas redes sociais para desabafar após ser alvo de um comentário racista relacionado ao seu cabelo. A manifestação preconceituosa provocou indignação e levou a Rede Bahia a emitir uma nota oficial de repúdio e valorização da diversidade.
“Eu não ia repercutir esse comentário porque a gente não tem que dar atenção a pessoas desse nível”, iniciou Raphael. O jornalista fez questão de transformar a situação em uma mensagem de força e encorajamento para outras pessoas que enfrentam preconceitos semelhantes.
“Tem muitas pessoas que, por conta da cor, da identidade sexual, acabam não tentando algumas vagas de trabalho com medo de situações como essa. Não façam isso. Não tenham medo de ser quem são. Nunca deixem uma pessoa como essa te deixar pra baixo. Você estudou bastante, viveu experiências únicas. Não se importem com pessoas racistas, preconceituosas, xenofóbicas, homofóbicas. Quando acontecer uma situação como essa, tente denunciar”, reforçou o jornalista, que afirmou já ter reportado o caso ao Instagram.
A Rede Bahia se pronunciou oficialmente por meio de uma nota que reafirma seu posicionamento inegociável contra qualquer forma de discriminação.
“Mais uma vez, um de nossos repórteres foi alvo de um comentário racista — desta vez, dirigido a Raphael Mascarenhas, da TV Subaé, por conta do seu cabelo, símbolo de identidade, cultura e história. Repudiamos veementemente qualquer manifestação de preconceito”, diz o comunicado.
A emissora também destacou que não apenas não tolera o racismo, mas celebra e respeita a diversidade:
“Acreditamos que a pluralidade de origens, estilos, vozes e vivências enriquece nosso conteúdo e fortalece nossa conexão com a sociedade baiana. Nosso compromisso é refletir, em nossas telas e bastidores, a beleza e a força do povo que somos: múltiplos, potentes e diversos.”
Raphael Mascarenhas, que tem conquistado o público com reportagens sobre cultura, turismo e cotidiano, especialmente em suas viagens pelo estado e pelo mundo, segue recebendo mensagens de solidariedade nas redes sociais.