Prefeitura entrega requalificação do Viaduto José Joaquim Lopes de Brito com paisagismo e jardim vertical
O projeto também inclui um sistema de irrigação integrado ao reservatório central da cidade, garantindo a manutenção do verde implantado.
A Prefeitura de Feira de Santana entregou nesta quarta-feira (30) as melhorias realizadas no Viaduto José Joaquim Lopes de Brito, localizado no cruzamento das avenidas Getúlio Vargas e João Durval Carneiro. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos (SESP) e contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho. O destaque da requalificação foi a implantação de um moderno paisagismo, incluindo um jardim vertical.
De acordo com o secretário municipal de Serviços Públicos, Justiniano França, as obras começaram com a limpeza e lavagem da estrutura, seguida da pintura completa, incluindo grades e superfícies superiores. A partir disso, veio a ideia de transformar a parte inferior do viaduto com um novo projeto paisagístico.
“Fizemos um paisagismo nas áreas cobertas, à esquerda e à direita, com destaque para o bioma da caatinga, simbolizando o Portal do Sertão. Na estrutura superior, implantamos um jardim vertical irrigado automaticamente. As pessoas já estão parando para tirar fotos, mostrando o impacto positivo da intervenção”, afirmou Justiniano.
Segundo ele, a escolha do viaduto não foi aleatória. “Foi o primeiro viaduto inaugurado pelo prefeito Zé Ronaldo, então representa um marco na história de Feira de Santana. Nada mais justo que começar por ele”, explicou o secretário.
O projeto também inclui um sistema de irrigação integrado ao reservatório central da cidade, garantindo a manutenção do verde implantado. Justiniano destacou ainda que a requalificação transmite à população a sensação de cuidado com os espaços públicos:
“Um equipamento limpo, pintado e bem cuidado mostra que há zelo do poder público. E o paisagismo convida à interação visual e emocional, mesmo em uma via movimentada.”
Durante a entrega, o prefeito José Ronaldo comemorou os resultados e anunciou novos projetos de urbanização paisagística para outros pontos estratégicos da cidade, especialmente nas entradas de Feira de Santana.
“Estamos concluindo um projeto de urbanização para a entrada da cidade para quem vem de Salvador, ali na altura de Amélia Rodrigues. Vamos urbanizar todo aquele entorno com plantas, iluminação e paisagismo tanto na parte de cima quanto embaixo do viaduto”, revelou.
O prefeito destacou que o objetivo é tornar as entradas de Feira de Santana mais atrativas e harmoniosas. Ele também mencionou estudos em andamento para intervenções na Avenida Presidente Dutra e outras áreas.
José Ronaldo ainda demonstrou preocupação com a estética e segurança do complexo viário da cidade e determinou a retomada de um projeto de iluminação especial:
“Quando inauguramos aquele complexo viário, ele tinha uma belíssima iluminação. Já solicitei à SESP que estude a reinstalação desse projeto para devolver àquele espaço o brilho e a beleza originais.”
*Com informações do repórter Robson Nascimento