Educação

Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar

O número de casos de violência no ambiente escolar mais que triplicou em uma década

19/04/2025 16h01
Secretário de Educação aposta em integração entre secretarias para combater violência escolar
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Um levantamento divulgado nesta semana pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania revelou um dado alarmante: o número de casos de violência no ambiente escolar mais que triplicou em uma década. Em 2023, foram registrados mais de 13 mil atendimentos em serviços de saúde — públicos e privados — relacionados a agressões físicas, psicológicas, tentativas de suicídio ou ataques dentro do contexto educacional. Em 2013, esse número era de 3,7 mil.

Em entrevista ao De Olho na Cidade, o secretário de Educação de Feira de Santana, Pablo Roberto, comentou a realidade local diante desse cenário nacional preocupante.

“Feira de Santana não é diferente. Claro que não temos ainda um levantamento consolidado este ano sobre o aumento no número de casos, mas temos situações pontuais que ocorrem nas escolas. A Secretaria tem acompanhado de perto. Em alguns casos, inclusive, eu mesmo tenho conversado com gestores, alunos e professores para buscar soluções”, afirmou.

O secretário destacou que a rede municipal conta com uma estrutura articulada para lidar com essas situações, envolvendo órgãos como os conselhos tutelares, a Guarda Municipal, o Ministério Público, o programa Ronda Escolar, a Delegacia para o Adolescente Infrator, entre outros.

“Temos uma rede prontamente mobilizada, organizada e articulada para esse atendimento. Essa rede atua diariamente, acompanhando de perto os casos nas escolas do município”, acrescentou.

Questionado sobre medidas para conter o avanço da violência nas escolas, Pablo Roberto ressaltou a necessidade de promover a cultura de paz como um esforço coletivo, que ultrapassa os muros da escola.

“Nós precisamos dedicar tempo a isso. Já estamos pensando, ainda neste semestre, em fazer um grande movimento envolvendo toda a rede. Mas não é uma ação que deve acontecer apenas na escola. Toda a cidade precisa estar mobilizada em torno da cultura de paz, do respeito, da resiliência e da valorização do outro.”

O secretário informou que a Secretaria de Educação pretende construir um programa junto a outras pastas do governo municipal, como Saúde, Prevenção à Violência, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, para implementar ações efetivas a partir do segundo semestre. Ele reforçou, no entanto, que medidas já estão em andamento.

“Estamos atentos e já dialogando sobre isso. Espero que o diálogo sempre prevaleça e que a cultura de paz esteja presente todos os dias na nossa caminhada.”

Comentários

Leia também

Educação
Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Secretaria de Educação lança concurso de desenho para estudantes da Educação Municipal

Iniciativa promove criação do mascote oficial da Seduc com direito a premiação
Educação
Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Aluno do CPM Lobato conquista medalha de bronze na Sérvia

Kaleb foi selecionado para participar de campeonato de boxe
Educação
Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Professores podem ganhar documento oficial de identificação

Documento busca facilitar acesso a prerrogativas e combater fraudes