Secretaria de Saúde atualiza caderneta de vacinação nas escolas
Estratégia vem sendo adotada desde o início do ano letivo
Embora o Ministério da Saúde tenha recomendado aos municípios garantir a vacinação das crianças e adolescentes nas escolas, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) já tem adotado essa estratégia desde o início do ano letivo. A medida é para garantir a atualização da caderneta de imunização.
“Desde o início da atual gestão, a Vigilância de Controle Epidemiológico tem tido essa preocupação em assegurar a proteção de crianças e adolescentes através da imunização. Para facilitar o acesso, temos levado as vacinas até as unidades de ensino”, afirma a chefe de Controle Epidemiológico, Verena Leal.
Entre as doses disponíveis nas escolas, as vacinas contra a Influenza, o HPV e DT (Difteria e Tétano). “A única que ainda não conseguimos oportunizar é contra a dengue. Isso se deve a nota técnica do Ministério da Saúde que orienta não transferir essa vacina em caixas térmicas”.
Entre as escolas já contempladas com a vacinação neste ano, Sonho de Criança (em Bonfim de Feira), Maria Helena de Queiroz (no Fraternidade), creche Vovó Marta (Jussara), Armando Ramos Morais (povoado do Galhardo), Maria Amália Martins Daltro Coelho, na Mantiba.
Verena Leal ainda acrescenta que as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde, lembrando que algumas delas funcionam em horário estendido até as 21h.