Professores da rede municipal mantêm paralisação
O futuro das ações será definido na próxima Assembleia, quando o parecer será avaliado e novos encaminhamentos poderão ser deliberados.
Os trabalhadores em educação da Rede Municipal decidiram manter a paralisação da categoria nos dias 22 e 23 de abril. A decisão foi tomada durante Assembleia realizada na quarta-feira, 16, e prevê uma nova reunião da categoria na quinta-feira, 24 de abril, às 9h, na sede do Sindicato.
O principal ponto de pauta é a exigência de revogação da Portaria nº 07/2025, editada pelo Governo Municipal, e o cumprimento da Lei Federal 11.738/2008, que garante a reserva de 1/3 da carga horária para atividades extraclasse, direito que, segundo o Sindicato, deve ser assegurado a todos os professores — efetivos, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e contratados por meio do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).
Durante a Assembleia, os educadores discutiram os desdobramentos da reunião realizada na noite de terça-feira (15), entre representantes do Sindicato, professores da base, o secretário municipal de Educação e outros membros da gestão. Na ocasião, ficou acordado que a Procuradoria Geral do Município apresentará, na quarta-feira, 23 de abril, um parecer jurídico sobre a Portaria, a partir de um ofício protocolado pelo Sindicato que contesta a legalidade da norma.
Enquanto aguardam o posicionamento da Procuradoria, os trabalhadores manterão as atividades paralisadas. O futuro das ações será definido na próxima Assembleia, quando o parecer será avaliado e novos encaminhamentos poderão ser deliberados.