Curso de Farmácia da Uefs é o melhor do Brasil; Engenharia Civil é o melhor da Bahia
As duas graduações alcançaram conceito cinco, máximo na avaliação.
Os cursos de Engenharia Civil e Farmácia, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), foram bem avaliados pelo Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023. Os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram que Farmácia obteve a melhor nota do Brasil e Engenharia Civil a maior nota da Bahia, além de estar entre os três melhores cursos das universidades estaduais. As duas graduações alcançaram conceito cinco, máximo na avaliação. O Enade é uma prova do Governo Federal que avalia o desempenho dos estudantes que estão concluindo a graduação. A avaliação é obrigatória para os alunos concluintes.
O curso de Farmácia teve a melhor nota do Brasil na formação geral, no componente específico e no conceito Enade (contínuo). Foi a melhor nota entre todas as 578 graduações de Farmácia do país. “Isso reflete toda a trajetória acadêmica rica que o curso de Farmácia da Uefs oferece aos estudantes. Alcançar o primeiro lugar do país é uma grande conquista e satisfação enorme em saber que estamos entregando ao mercado profissionais de fato com competências e múltiplas habilidades, resultado de uma dedicação e parceria contínua entre o corpo docente, estudantes, gestor, administrativo e técnicos”, destacou a coordenadora do colegiado de Farmácia da Uefs, Ingrid Gutiérrez.
O curso de Engenharia Civil também está entre os 10 melhores do Nordeste e entre os 30 mais importantes do Brasil. Para a coordenadora do colegiado, professora Camila Leal Vieira, os dados divulgados representam um reconhecimento importante do trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a comunidade. “A maior nota da Bahia, por si só, evidencia a liderança regional em termos de qualidade formativa. A terceira melhor nota entre as universidades estaduais do país aponta para um desempenho relevante no contexto nacional. Esses dados não representam apenas um bom resultado pontual, mas indicam a existência de um trabalho estruturado e contínuo que envolve ensino, gestão acadêmica e suporte institucional”, afirmou.
Os indicadores do Enade são instrumentos que verificam a qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior no Brasil. Foram avaliados 9.812 cursos de todo o país, das áreas de agronomia, arquitetura e urbanismo e das engenharias ambiental, civil, de alimentos, de computação, de controle e automação, de produção, elétrica, florestal, mecânica e química, biomedicina, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e zootecnia. Além dos cursos superiores de tecnologia em agronegócio, estética e cosmética, gestão ambiental, gestão hospitalar, radiologia e segurança no trabalho.