72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono, aponta pesquisa
A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por pausas respiratórias repetitivas enquanto a pessoa dorme, devido a obstruções nas vias aéreas o ar é impedido de chegar aos pulmões.
A apneia do sono é um distúrbio caracterizado por pausas respiratórias repetitivas enquanto a pessoa dorme, devido a obstruções nas vias aéreas o ar é impedido de chegar aos pulmões. De acordo com estudos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde, 72% dos brasileiros sofrem de doenças relacionadas ao sono.
“Uma apneia obstrutiva do sono, acontece um bloqueio total da respiração por mais de 10 segundos. Já a hipopneia, não ocorre o bloqueio total da via aérea, e sim um bloqueio parcial de 30% a 50% da passagem do ar”, esclarece o cirurgião bucomaxilo facial, Thiago Leite.
Pacientes que sofrem de apneia do sono frequentemente experimentam sintomas como fadiga, cansaço extremo, indisposição e aumento dos níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Além disso, a apneia pode levar à diminuição dos níveis de testosterona, o hormônio sexual masculino, e a um ganho de peso significativo.
De acordo Leite, apesar das consequências da apneia do sono, muitas pessoas não buscam diagnóstico, o que acaba piorando cada vez mais a qualidade de vida. A busca por um acompanhamento médico é essencial, o tratamento levará em conta a taxa de oxigenação do sangue e fatores de risco, como obesidade, hipertensão, doenças pulmonares e problemas cardíacos.