Educação

64 novos professores são empossados para o Programa Brasil Alfabetizado em Feira de Santana

José Ronaldo também frisou que a educação é fundamental para a construção de um futuro melhor

03/04/2025 18h52
64 novos professores são empossados para o Programa Brasil Alfabetizado em Feira de Santana
Foto: Izinaldo Barreto

Na tarde desta quinta-feira (03), a Prefeitura de Feira de Santana deu as boas-vindas a 64 novos professores do Programa Brasil Alfabetizado. A cerimônia no Paço Municipal Maria Quitéria foi conduzida pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e pelo vice-prefeito e secretário de Educação, Pablo Roberto.

O Programa Brasil Alfabetizado é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que tem como objetivo a alfabetização de jovens, adultos e idosos, promovendo, além da educação, a cidadania e incentivando a continuidade dos estudos. Nesta edição, a expectativa é de que aproximadamente 1.200 alunos sejam atendidos, o que representa uma importante ação para a inclusão educacional no município.

Em seu discurso, Pablo Roberto destacou o impacto significativo que o programa terá na vida de seus participantes. “Serão aproximadamente 1.200 alunos que participarão desse processo, muitos dos quais nunca tiveram a oportunidade de estar em uma sala de aula. Com esse programa, eles poderão dar início ao processo de alfabetização”, explicou.

Ele também ressaltou que as aulas não serão restritas às salas de aula tradicionais. A proposta do programa é levar o ensino para locais da própria comunidade, como igrejas, centros comunitários, associações de moradores e até áreas ao ar livre. “A ideia é envolver toda a sociedade no processo de alfabetização, garantindo que mais pessoas tenham acesso ao ensino”, completou o vice-prefeito.

O prefeito José Ronaldo, por sua vez, ressaltou a importância do papel dos educadores e a responsabilidade que eles têm ao atuar neste programa. “Não fiquem apenas no entusiasmo de hoje. Levem isso para quando estiverem em sala de aula, lembrando que cada aluno tem um sonho e uma história. Se dediquem, façam com carinho, porque vocês serão instrumentos de transformação na vida dessas pessoas”, afirmou o prefeito, convidando os novos professores a abraçarem com afinco a missão de ensinar e transformar vidas.

José Ronaldo também frisou que a educação é fundamental para a construção de um futuro melhor e que a chegada de 64 novos educadores é uma grande conquista para o município. “São mais 64 pessoas que chegam para contribuir com a educação. Vamos fazer esse povo aprender, porque a educação transforma vidas”, completou.

Matheus Reis, um dos novos professores empossados, compartilhou seu entusiasmo com a oportunidade que o programa oferece. “É uma grande oportunidade. Ficamos gratos por participar e poder ajudar essas pessoas, especialmente da zona rural, que, na maioria das vezes, são analfabetas. Com essa iniciativa, teremos a chance de contribuir para a alfabetização delas, proporcionando, pelo menos, um melhor entendimento da sociedade”, afirmou.

Comentários

Leia também

Educação
Prefeitura de Feira de Santana autoriza reconstrução da Escola Eduardo Froes da Mota com recursos próprios

Prefeitura de Feira de Santana autoriza reconstrução da Escola Eduardo Froes da Mota com recursos próprios

Com prazo contratual de um ano e dois meses para conclusão da obra, a expectativa da gestão...
Educação
MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies

MEC abre inscrições para vagas remanescentes do Fies

IES privadas têm até o dia 7 para confirmar participação