Zona Azul reabre após incêndio, mas plenárias desta quinta são canceladas na COP30
Sessões formais devem ser retomadas na manhã de sexta (21), abertas às delegações e com transmissão online.

A organização da COP30 confirmou na noite desta quinta-feira (20) que a Zona Azul, área central das negociações em Belém (PA), foi reaberta às 20h40 após uma inspeção de segurança realizada pelo Corpo de Bombeiros.
O espaço ficou fechado por cerca de seis horas devido ao incêndio que atingiu o Pavilhão dos Países durante a tarde.
Segundo nota divulgada à imprensa, os bombeiros avaliaram a estrutura e consideraram o local seguro para retomada das atividades.
O governo brasileiro restabeleceu o funcionamento da área, obteve novo alvará de operação e devolveu o espaço à Convenção do Clima da ONU (UNFCCC).
A parte diretamente atingida pelo fogo seguirá isolada até o fim da conferência.
A organização informou ainda que segue acompanhando o estado de saúde das pessoas que precisaram de atendimento médico após o incidente e mantém coordenação com os serviços locais.
Apesar da reabertura, não haverá plenárias nesta quinta-feira. As sessões formais devem ser retomadas na manhã de sexta (21), abertas às delegações e com transmissão online.
Na nota, a Secop agradeceu a cooperação dos participantes e afirmou confiar que os negociadores “retornarão às conversas com espírito de solidariedade e determinação para assegurar um resultado bem-sucedido para esta COP”.







