Zé Ronaldo anuncia Pablo Roberto como pré-candidato a vice na chapa para prefeito de Feira de Santana
O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (19)
O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB), vai compor a chapa majoritária do pré-candidato à prefeito de Feira de Santana, Jose Ronaldo de Carvalho (UB). O anúncio ocorreu na manhã desta sexta-feira (19), durante uma coletiva de imprensa, realizada no Ária Hall. Antes de chamar Pablo, Ronaldo enalteceu e elogiou o ex-deputado Sérgio Carneiro e o empresário Zé Chico, ambos tiveram os nomes ventilados para também compor a chapa como vice.
José Ronaldo abordou a importância de ter Pablo Roberto como vice-prefeito, destacando a relevância política e eleitoral de Pablo.
“Você tem uma candidatura de prefeito em Feira, que fazia parte do nosso grupo político. Então, é claro que se ele é candidato a prefeito dentro do nosso grupo político, para a nossa candidatura não era boa essa candidatura”, afirmou José Ronaldo.
Durante discurso, Pablo revelou as razões que o fizeram tomar essa decisão.
“O que pesou na tomada de decisão foi primeiro dizer que nossa caminhada nos deu condições de analisar o cenário como um todo e que está muito evidente de há uma polarização. Após isso, voltei a dialogar com José Ronaldo, até pela relação que temos historicamente, pelo movimento do nosso grupo, e o grupo tomou a decisão na última terça-feira após retomar esse diálogo, e, ontem, decidimos que essa unidade é o melhor para Feira de Santana”.
Sobre ser convidado pelo PT, para apoiar o pré-candidato Zé Neto (UB), Pablo respondeu que conversou com o governador Jerônimo Rodrigues por quase três meses.
“Houve uma conversa com o governador, que é um homem atencioso com as questões políticas da Bahia inteira, conversamos, aproximadamente três meses, e, ontem, tive contato com ele para comunicar da decisão que eu havia tomado, até por uma questão de respeito e atenção por uma pessoa que sempre foi muito atencioso comigo”.
Pablo afirmou que não pretende se licenciar do mandato.
“Não vou me licenciar, vou fazer a campanha. A legislação não determina que para ser candidato a vice-prefeito precise se distanciar do mandato. Vou continuar exercendo o meu mandato no Legislativo, defendendo os interesses de Feira na Assembléia”.
Pablo Roberto também ressaltou que não exigiu ser vice para recuar da pré-candidatura.
“Não, até porque quem conhece minha forma e de Zé Ronaldo de fazer política sabe que não é por imposição. Quem conduziu esse processo foi o ex-prefeito Zé Ronaldo, ele conversou com o partido e as lideranças políticas que compõem nosso campo e a partir daí houve unanimidade para que essa decisão pudesse ser tomada. O que foi predominante para essa tomada de decisão foi a unidade do grupo”.
Zé Ronaldo destacou que, devido ao expressivo percentual de apoio que Roberto detinha em todas as pesquisas, a sua presença no grupo se tornou um fator decisivo: “A presença dele junto conosco é de grande importância, eleitoralmente falando, politicamente falando.”
Ronaldo também revelou que as pesquisas internas foram fundamentais para essa decisão. “Isso foi um divisor de águas para essa união”, explicou.
Além de elogiar a competência de Pablo na campanha política, Ronaldo ressaltou a importância da inclusão dele na coordenação de campanha.
“A campanha política ele faz com muita competência e a presença dele junto com a nossa coordenação de campanha é de grande importância.”
Ao ser questionado se a indicação de Pablo Roberto tinha como objetivo vencer a eleição no primeiro turno, Ronaldo foi enfático: “A eleição se decide no dia da eleição, no dia 6, eu respeito o povo, nunca vou afirmar nada disso, mas a presença dele nos apoiando é extremamente importante.”
Sobre as articulações para a escolha do vice, Ronaldo mencionou a importância do diálogo e do respeito.
“Um diálogo, muita conversa, conversando com todos, ouvindo a todos. Você vê que todos estão aqui presentes, então, eu sou muito grato a todos e fazer, respeitando as pessoas e fazer as coisas. O cumprimento da palavra é o que engrandece qualquer homem público.”
*Com informações do repórter Danillo Freitas