Zé Neto visita embaixador do Brasil em Portugal e discute sobre Brasil, Bahia e Feira de Santana
Reunião também teve a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco
Em sua passagem por Lisboa, o Deputado Zé Neto visitou, neste sábado, o Embaixador do Brasil em Portugal, Raimundo Carrero, em reunião que teve, também, a presença do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, tratando diversos assuntos relacionados ao Brasil, à Bahia e a Feira de Santana.
A reunião que aconteceu na residência oficial do embaixador, teve, como pauta, a situação do e-commerce, que é o comércio digital nas redes e na internet, um tema que tem preocupado a todos do comércio, especialmente o varejo, e da indústria, e também a arrecadação do Brasil, tema que é, hoje, um grande desafio para o mundo. Zé Neto atualizou-se com as informações relacionadas à forma de enfrentamento da União Europeia, em relação ao assunto, uma vez que o parlamentar é responsável por fazer o levantamento de um estudo para encaminhar para duas frentes parlamentares: a de Empreendedorismo e de Comércio, que vão apontar caminho de marco regulatório para o desenvolvimento e disciplinamento deste comércio no Brasil.
Foi também discutida a questão da mobilidade urbana, em Lisboa, um tema que é um grande desafio para Brasil, especialmente para Feira de Santana, que vive uma crise profunda do transporte coletivo. Neste aspecto, Zé Neto solicitou da embaixada que passasse informações mais precisas do funcionamento do transporte coletivo em Lisboa e como foram enfrentadas as crises e as dificuldades dos últimos anos, especialmente com relação a pandemia, valor dos combustíveis, ao preço das tarifas e à conexão dos diversos modais que funcionam na cidade.
No final da reunião, com a presença do senador Rodrigo Pacheco, foram tratados assuntos relacionados à reforma tributária, inclusive, tratando também do e-commerce, no que diz respeito a sua tributação, já que 72% de tudo que é comercializado na internet vem de fora do Brasil e, boa parte desse volume, sem pagar os devidos impostos.
Ao final do encontro, ficou deliberado um levantamento de dados estatísticos, por parte da embaixada de Portugal, a serem encaminhados, pela assessoria da embaixada, para o deputado, retratando todos os pontos abordados.
Para o deputado, “foi uma visita agendada, extraoficial, mas que teve um caráter informativo e também de cortesia à embaixada do Brasil em Portugal, esse país que tem uma relação muito próxima do Brasil e da Bahia. Uma reunião proveitosa, de muito aprendizado em Lisboa. Quero agradecer ao embaixador Raimundo, sua esposa Maria José, a sua neta Maria Júlia e também ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, pela atenção concedida, inclusive para minha família, que me acompanhou na visita, e pela disponibilidade de suas agendas, nesta importante tarde de sábado, em Lisboa, Portugal”.
*ASCOM