Política

Zé Neto lança pré-candidatura com presença de Jerônimo no domingo (14)

Deputado estadual por quatro vezes e federal por dois mandatos, parlamentar petista é a aposta do partido para vencer as eleições em Feira de Santana

11/04/2024 08h00
Zé Neto lança pré-candidatura com presença de Jerônimo no domingo (14)
Foto: Assessoria/Zé Neto

O deputado federal Zé Neto (PT) lança sua pré-candidatura à Prefeitura de Feira de Santana no domingo (14), às 9h, no Prime Music, na Avenida Maria Quitéria, com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues.

O ato vai reunir lideranças políticas, o presidente do PT Estadual, Éden Valadares, o presidente do PT Municipal, Gerinaldo Costa, e a expectativa é que cerca de oito partidos estejam presentes no lançamento do nome de Zé Neto para disputar e vencer as eleições na segunda maior cidade da Bahia. O governador Jerônimo coordenará o processo eleitoral em Feira e coloca o município como uma das suas prioridades para a disputa eleitoral de 2024.

A articulação do PT para fortalecer a candidatura do deputado, o mais votado da Federação PT, PCdoB e PV na Bahia em 2022, tem sido cada vez mais intensa pela capacidade de aglutinação do parlamentar, de unir os partidos da base do governador em torno do seu nome e por sua candidatura competitiva. Foi realizada uma reunião nesta terça-feira (9), com os partidos da base do governo na cidade.

Zé Neto, inclusive, iniciou os diálogos com vereadores e presidentes dos partidos aliados no final de 2023 para ampliar o debate político na maior cidade do interior da Bahia e formar um grupo coeso e unificado. “Estamos vivendo um clima de muita alegria, disposição, comandados pelo governador Jerônimo, e não temos dúvida que faremos uma festa da democracia, da esperança, da harmonia dos partidos que estão conosco, junto com as representações políticas, sociais e econômicas da população, para darmos início a uma campanha que vai ficar na história da nossa Princesa do Sertão. Vamos fazer Feira voltar a sorrir, a ser feliz, a acreditar no presente e no futuro, com vibração e muita coragem para mudar e vencer”, destacou Zé Neto.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, está confiante que Zé Neto não só ganhará as eleições deste ano como será candidato à reeleição. “O companheiro Zé Neto reúne todas as condições para sairmos vitoriosos em Feira. É preparado, incansável defensor dos direitos coletivos e apaixonado por sua cidade e pelo seu povo. Na eleição passada, quando enfrentamos a pandemia, não podíamos, por conta dos protocolos de prevenção à doença, sair às ruas para fazer campanha como faz o PT tradicionalmente. Agora, temos um cenário muito mais favorável, e vamos apostar no que o PT sabe fazer: campanha coletiva, com associação, com sindicato, reunindo a comunidade, incluindo e ouvindo toda a sociedade civil. É assim que a gente faz campanha, a gente debate projetos em saídas coletivas. É essa a maneira histórica que a esquerda faz campanha”, explicou Éden, ao afirmar que essas mobilizações serão intensificadas este ano.

Mandatos 

Zé Neto foi eleito vereador, em 2000, tendo sido o mais votado em sua cidade, Feira de Santana, o que o tornou o primeiro vereador pelo PT no município. Foi eleito deputado estadual em 2002, sendo reeleito em 2006, 2010 e 2014. Encerrando a sua trajetória como deputado estadual, Zé Neto foi eleito em 2018 para nova missão como deputado federal e apresentou 706 proposições voltadas para áreas como saúde, educação, agricultura familiar, transporte, cultura, desenvolvimento econômico, esporte e mais atenção à zona rural e, com 100% de atuação e presença em plenário, foi também vice-líder do PT na Câmara. Nas eleições de 2022, Zé Neto se reelege como deputado federal, com 128.439 mil votos, o mais votado da Federação PT, PCdoB e PV na Bahia.

Comentários

Leia também

Política
Votação do PL da desoneração vai para junho após impasses sobre municípios

Votação do PL da desoneração vai para junho após impasses sobre municípios

O debate entre o governo e as prefeituras é sobre as alíquotas da reoneração gradual...
Política
Comitê da Petrobras dá aval a indicação do nome de Magda Chambriard 

Comitê da Petrobras dá aval a indicação do nome de Magda Chambriard 

Nomeação depende de aval do Conselho de Administração. Se confirmada, Magda substituirá...
Política
Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

Senado aprova projeto que renova cotas raciais em concursos públicos

Texto precisa ser aprovado pelos deputados federais até junho