Educação

X-Mission dá start para solução inovadora na área da saúde em Feira de Santana

Projeto interprofissional teve sua segunda edição lançada pela Unex nesta quinta-feira

31/03/2023 17h02
X-Mission dá start para solução inovadora na área da saúde em Feira de Santana

A segunda edição do X-Mission está on! Quinta-feira de emoções e início de uma nova imersão para os alunos dos primeiros semestres dos cursos de saúde do Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana. O lançamento do X-Mission 2023 ocorreu nesta quinta-feira (30), na sede da instituição feirense e contou com as presenças da coordenadora geral do Serviço de Atendimento de Urgência – Samu, em Feira de Santana, Maiza Sandra Silva, a coordenadora da atenção primária em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carla Barbosa,estudantes e docentes da Unex.

Neste ano, o projeto interprofissional que propõe que os estudantes dos primeiros semestres dos cursos de saúde, encontrem soluções inovadoras para problemas da área de saúde nas comunidades locais. “A inovação, o protagonismo e o nosso movimento de evolução presente com os nossos mentores e estudantes reunidos por um objetivo maior que é trazer soluções para a nossa comunidade”. Foi assim que a professora e reitora da Unex, Marcly Pizzani, definiu o evento. “Vamos fortalecer a saúde coletiva e trabalhar problemas reais sobre o SUS. É imensa a minha satisfação em ver o nosso pátio lotado de estudantes ávidos para dar o start nessa caminhada”, disse Pizzani.

Dividindo o palco na ocasião, o professor, mentor desta grande gincana da saúde e gerente de inovação, extensão e relacionamento com o aluno, Fabrício de Oliveira, disse que a equipe está com todo o gás para trabalhar o semestre inteiro nesse importante projeto. “Está na hora de arregaçar as mangas, escolher a missão que nós vamos atacar e trabalhar para fazer o melhor. O X-Mission é a cara da Unex”, informou.

A professora Cristiana Borges disse que esta segunda edição será para aprimorar as missões estabelecidas para a saúde coletiva. “Nós vamos fortalecer a atuação popular no SUS, vamos aprimorar iniciativas inovadoras para combater as desigualdades em saúde e vamos estabelecer novas linhas de cuidado para o SUS. Vamos juntos encarar essas missões”, completou Cristina, que foi responsável pela coordenação do X-Mission 2023 na unidade feirense.

Missões
O momento de discutir as missões do evento ficou por conta da coordenadora da atenção primária em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carla Barbosa e as docentes dos cursos de saúde da Unex, a Irlane Figueredo, Amanda Ribeiro, Leilane Anunciação e Maiza Sandra Silva que é coordenadora geral do Serviço de Atendimento de Urgência – Samu, em Feira de Santana.

Maiza disse que este momento é extremamente importante para os novos estudantes porque eles vão ter um tripé de educação, saúde e da educação básica articulados aos serviços de média a alta complexibilidade. “Este é um projeto que tem uma importância alta para a sociedade feirense porque ele possibilita que os discentes consigam implementar uma resolução inovadora diante de uma lacuna existente”, disse. Já Ana Carla disse que “para Feira de Santana é um ganho ter esses jovens de forma tão precoce inseridos na atenção básica”.

Este ano o projeto abordará os temas: Fortalecendo o SUS que merecemos: seus princípios e diretrizes; Reconhecendo e controlando os determinantes e condicionantes de saúde e o processo saúde-doença; Fortalecendo a implantação e/ou implementação das linhas de cuidado no SUS. A etapa final do projeto está marcada para o segundo semestre de 2023. Participarão os estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Odontologia e Educação Física.

Comentários

Leia também

Educação
MedClass: revisão gratuita prepara vestibulandos para prova de Medicina

MedClass: revisão gratuita prepara vestibulandos para prova de Medicina

Evento acontece no dia 26 de maio em Salvador e no dia 04 de junho em Feira de Santana...
Educação
Universidades estaduais da Bahia paralisam atividades na próxima sexta-feira

Universidades estaduais da Bahia paralisam atividades na próxima sexta-feira

A paralisação é decorrente da intensificação da luta pela recomposição salarial...
Educação
Ampliada e com quadra poliesportiva, Escola Demósthenes Álvaro de Brito está pronta

Ampliada e com quadra poliesportiva, Escola Demósthenes Álvaro de Brito está pronta

Unidade escolar agora tem a capacidade de atender a 665 estudantes