Educação

X-Mission dá start para solução inovadora na área da saúde em Feira de Santana

Projeto interprofissional teve sua segunda edição lançada pela Unex nesta quinta-feira

31/03/2023 17h02
X-Mission dá start para solução inovadora na área da saúde em Feira de Santana

A segunda edição do X-Mission está on! Quinta-feira de emoções e início de uma nova imersão para os alunos dos primeiros semestres dos cursos de saúde do Centro Universitário de Excelência – Unex, em Feira de Santana. O lançamento do X-Mission 2023 ocorreu nesta quinta-feira (30), na sede da instituição feirense e contou com as presenças da coordenadora geral do Serviço de Atendimento de Urgência – Samu, em Feira de Santana, Maiza Sandra Silva, a coordenadora da atenção primária em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carla Barbosa,estudantes e docentes da Unex.

Neste ano, o projeto interprofissional que propõe que os estudantes dos primeiros semestres dos cursos de saúde, encontrem soluções inovadoras para problemas da área de saúde nas comunidades locais. “A inovação, o protagonismo e o nosso movimento de evolução presente com os nossos mentores e estudantes reunidos por um objetivo maior que é trazer soluções para a nossa comunidade”. Foi assim que a professora e reitora da Unex, Marcly Pizzani, definiu o evento. “Vamos fortalecer a saúde coletiva e trabalhar problemas reais sobre o SUS. É imensa a minha satisfação em ver o nosso pátio lotado de estudantes ávidos para dar o start nessa caminhada”, disse Pizzani.

Dividindo o palco na ocasião, o professor, mentor desta grande gincana da saúde e gerente de inovação, extensão e relacionamento com o aluno, Fabrício de Oliveira, disse que a equipe está com todo o gás para trabalhar o semestre inteiro nesse importante projeto. “Está na hora de arregaçar as mangas, escolher a missão que nós vamos atacar e trabalhar para fazer o melhor. O X-Mission é a cara da Unex”, informou.

A professora Cristiana Borges disse que esta segunda edição será para aprimorar as missões estabelecidas para a saúde coletiva. “Nós vamos fortalecer a atuação popular no SUS, vamos aprimorar iniciativas inovadoras para combater as desigualdades em saúde e vamos estabelecer novas linhas de cuidado para o SUS. Vamos juntos encarar essas missões”, completou Cristina, que foi responsável pela coordenação do X-Mission 2023 na unidade feirense.

Missões
O momento de discutir as missões do evento ficou por conta da coordenadora da atenção primária em saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Carla Barbosa e as docentes dos cursos de saúde da Unex, a Irlane Figueredo, Amanda Ribeiro, Leilane Anunciação e Maiza Sandra Silva que é coordenadora geral do Serviço de Atendimento de Urgência – Samu, em Feira de Santana.

Maiza disse que este momento é extremamente importante para os novos estudantes porque eles vão ter um tripé de educação, saúde e da educação básica articulados aos serviços de média a alta complexibilidade. “Este é um projeto que tem uma importância alta para a sociedade feirense porque ele possibilita que os discentes consigam implementar uma resolução inovadora diante de uma lacuna existente”, disse. Já Ana Carla disse que “para Feira de Santana é um ganho ter esses jovens de forma tão precoce inseridos na atenção básica”.

Este ano o projeto abordará os temas: Fortalecendo o SUS que merecemos: seus princípios e diretrizes; Reconhecendo e controlando os determinantes e condicionantes de saúde e o processo saúde-doença; Fortalecendo a implantação e/ou implementação das linhas de cuidado no SUS. A etapa final do projeto está marcada para o segundo semestre de 2023. Participarão os estudantes dos cursos de Medicina, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Odontologia e Educação Física.

Comentários

Leia também

Educação
MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

MEC alerta para golpes e ressalta que inscrição no Prouni é gratuita

Site falso retirado do ar cobrava taxa ilegal de inscritos
Educação
SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

SEC convoca mais 172 professores aprovados em processo seletivo

Novidade consta no Diário Oficial do Estado (DOE) desta quarta-feira (24)
Educação
Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Agora, a capacidade é para atender 550 alunos.