Brasil

Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS

O líder do órgão afirmou que mais informações devem ser divulgadas na próxima semana

08/05/2025 17h07
Waller anuncia prazo de 15 dias para associações ressarcirem descontos ilegais do INSS
Foto: Divulgação

O novo presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Gilberto Waller, afirmou que as associações terão 15 dias úteis para ressarcir os descontos ilegais da entidade. A declaração acontece nesta quinta-feira (8) durante coletiva de imprensa sobre o escândalo de fraudes no órgão. 

“A associação tem 15 dias úteis para juntar essas informações no sistema. Se não, ela tem os mesmos 15 dias úteis para fazer o pagamento do valor descontado indevidamente. Ela vai fazer um depósito identificado por meio de uma GRU específica ao INSS e esse valor vai ser repassado ao segurado pela sua conta do benefício, por meio de folha suplementar”, afirmou o presidente do INSS.

Waller também alertou que, na próxima terça-feira (13), o INSS irá soltar mais informações para os beneficiários que tiveram algum desconto associativo. “Ele [beneficiário] será informado pela plataforma Meu INSS. Não abram e-mail, mensagens de Whatsapp, mensagens de SMS. O INSS não se comunica com você por outro meio que não seja o Meu INSS nesse momento”, disse.

“No dia seguinte, dia 14 [quarta-feira], vai ser disponibilizado dois canais para que essa pessoa tenha a informação de qual associação ela teve esse desconto e qual o valor descontado. Meu INSS e Central de Atendimento 135, única e exclusivamente”, acrescentou Waller.

Conforme a Operação Sem Desconto, realizada pela Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) em abril, sindicatos e entidades associativas teriam cobrado indevidamente de aposentados e pensionistas, cerca de R$ 6,3 bilhões entre 2019 e 2024.

Comentários

Leia também

Brasil
Acidente entre carreta e ônibus na BR-163 mata 11 pessoas e deixa 46 feridos em MT

Acidente entre carreta e ônibus na BR-163 mata 11 pessoas e deixa 46 feridos em MT

Trânsito segue parcialmente interditado; concessionária Nova Rota do Oeste investiga...
Brasil
Filho de Faustão atualiza estado de saúde do apresentador

Filho de Faustão atualiza estado de saúde do apresentador

João Silva agradece apoio e diz que o pai reage bem à recuperação
Brasil
Governo já ressarciu mais de 98% dos aposentados e pensionistas que fizeram acordo

Governo já ressarciu mais de 98% dos aposentados e pensionistas que fizeram acordo

Até a quinta-feira (7), 1,64 milhão de beneficiários do INSS que sofreram descontos...