Bahia

Votação, trânsito e segurança no segundo turno em Camaçari; saiba como fica

O pleito acontece das 8h às 17h, nos mesmos locais de votação do primeiro turno.

27/10/2024 06h44
Votação, trânsito e segurança no segundo turno em Camaçari; saiba como fica
TSE – Tribunal Superior Eleitoral Urna eletrônica

A cidade de Camaçari vai definir o próximo prefeito, neste domingo (27), em eleições no segundo turno. Na disputa estão Luiz Caetano (PT) e Flávio Matos (União Brasil). O pleito acontece das 8h às 17h, nos mesmos locais de votação do primeiro turno.

Esquema de transporte público e trânsito:

Ônibus: 6h30 às 21h30 – Gratuidade das 8h às 17h. Não haverá diminuição da frota.

Transporte intermunicipal: 18h – 26/10 até 23:59 – 27/10 (gratuito)

Trânsito: não haverá mudanças nas rotas do município – 41 agentes de trânsito vão estar disponíveis para atendimento à população nas ruas.

Onde votar:

É possível realizar a consulta no Site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na seção “Onde votar”, ou através de cadastro no aplicativo e-título.

Como justificar:

Para quem não compareceu ao primeiro turno ou não vai participar do segundo dia de eleição, a justificativa de votos pode ser feita de diversas formas.

No caso em que o eleitor justifica a ausência no dia do pleito, o procedimento pode ser realizado através do aplicativo e-título ou preenchendo um formulário de requerimento, que pode ser obtido no site do TSE.

Nesta segunda alternativa, o cidadão precisa apresentar o documento em mesas destinadas a esta finalidade em locais divulgados pelo Tribunal Regional Eleitoral.

O eleitor que não votou no dia do pleito, além do aplicativo e do formulário de requerimento – neste caso um formulário específico para pós-eleição – poderá justificar a falta no site do TSE, através do Autoatendimento Eleitoral. O prazo para justificar o primeiro turno é cinco de dezembro. Já para o segundo turno, a data limite é o dia sete de janeiro de 2025. Caso o eleitor não apresente a justificativa ou o TSE não aceite os motivos apresentados, será necessário pagar as multas eleitorais.

Como fica a segurança:

Com objetivo se assegurar a segurança no dia do pleito, 1.463 agentes das forças de segurança, 180 viaturas e 50 câmeras de videomonitoramento, sendo 13 de reconhecimento facial, vão reforçar a operação eleições.

Participam policiais civis, militares, técnicos e bombeiros. A Polícia Federal também vai reforçar o pleito. De acordo com o jornal O Globo, a corporação vai enviar o Grupo Pronta Intervenção, especializado em emergências e operações de alto risco.

A eleição de Camaçari também terá a participação do Ministério Público da Bahia (MP-BA) que fiscalizará a lisura do processo democrático já a partir deste sábado (26).

O Núcleo de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais (Nuel) da entidade estará de plantão no final de semana para receber denúncias. A queixa é realizada através da página eletrônica do MP-BA.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Rede estadual de ensino de Anguera ganha novo colégio com estrutura para ensino em tempo integral

Rede estadual de ensino de Anguera ganha novo colégio com estrutura para ensino em tempo integral

Outro destaque foi a autorização para a reforma da cobertura do Centro de Abastecimento...
Bahia
Em Santanópolis, governador reforça segurança, entrega obras e anuncia investimentos

Em Santanópolis, governador reforça segurança, entrega obras e anuncia investimentos

Os santanopolenses receberam importantes reforços na área do esporte, desenvolvimento...
Bahia
Inscrições do concurso do Curso de Formação de Oficiais da PM e Bombeiros começam nesta quinta-feira (05)