Voo da Azul declara emergência por ameaça de bomba e é desviado para Brasília
Aeronave tinha como destino final Aeroporto de Viracopos, em São Paulo
Um voo da companhia aérea Azul declarou emergência na noite de quinta-feira, 7, após ameaça de bomba a bordo. A aeronave, que tinha como destino final o Aeroporto de Viracopos, em Campinas, São Paulo, teve a sua rota alterada devido ao chamado “mayday”.
Inicialmente, a previsão era que a aeronave chegasse a Viracopos, às 21h30. Devido a situação emergencial, o voo foi desviado para o aeroporto de Brasília, onde fez o pouso às 20h45. O embarque para o voo AD4816 foi realizado em São Luís, no Maranhão, às 18h27.
Segundo os dados do Flightradar, foi emitido o código 7700, utilizado para indicar situação de emergência geral. Em nota, a Azul informou que o a mudança de rota aconteceu em meio a uma “ameaça de artefato a bordo”, sem dar detalhes sobre o caso.
A companhia ainda afirmou que o pouso ocorreu normalmente e que “clientes e tripulantes desembarcaram em total segurança”.
Entenda o que é mayday
Mayday é um sinal usado na aviação para informar emergência à torre de controle que requer assistência imediata, representando o nível mais alto de alerta. A palavra é repetida três vezes para garantir a compreensão.