Bahia

Volume de serviços prestados diminuiu, tanto entre junho e julho, quanto frente a julho de 2023

Dados foram divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira (11)

12/09/2024 06h26
Volume de serviços prestados diminuiu, tanto entre junho e julho, quanto frente a julho de 2023
Foto: Manu Dias/Gov-BA

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), o volume de serviços prestados na Bahia registrou variação negativa (-0,2%) na passagem de junho para julho de 2024, na série com ajuste sazonal (que retira do cálculo o efeito de eventos/datas recorrentes como Carnaval, Páscoa etc.). O estado voltou a apresentar queda nessa comparação com o mês imediatamente anterior, após ter registrado resultado positivo na passagem de maio para junho (2,6%).

O resultado do volume dos serviços na Bahia, de junho para julho, ficou abaixo do registrado no Brasil como um todo, onde houve alta (1,2%). Os maiores avanços ocorreram em Distrito Federal (14,8%), Rio Grande do Norte (5,0%), Alagoas e Sergipe (ambos com 4,0%). Amapá (-3,1%), Espírito Santo (-2,3%) e Tocantins (-2,2%) tiveram as piores quedas. A Bahia teve a 17ª variação entre os 27 estados. As informações são da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE e foram divulgadas nesta quarta-feira (10).

Frente a julho de 2023, o setor de serviços baiano também teve variação negativa (-0,1%), voltando a cair após ter crescido em junho (2,3%). O resultado da Bahia foi bastante inferior ao nacional (4,3%) e o 8º pior entre as unidades da Federação. Dos 19 estados com altas nos serviços, nessa comparação, Distrito Federal (14,5%), Sergipe (13,7%) e Rio Grande do Norte (9,9%) registraram os maiores avanços. Por outro lado, os recuos mais intensos ocorreram em Mato Grosso (-18,5%), Rio Grande do Sul (-13,9%) e Goiás (-6,3%).

Apesar nos resultados negativos de julho, nos primeiros sete meses de 2024 os serviços na Bahia tiveram um crescimento acumulado de 0,7%. Ficaram abaixo do verificado no Brasil como um todo (1,8%), com apenas 19ª melhor taxa entre as 21 unidades da Federação que apresentaram avanços nessa comparação. Amazonas (6,9%), Santa Catarina (5,6%) e Espírito Santo (5,3%) lideraram o crescimento entre os estados.

Nos 12 meses encerrados em julho, os serviços baianos também sustentaram crescimento (2,4%). Esse acumulado segue acima do verificado no Brasil como um todo (0,9%), num cenário em que 23 das 27 unidades da Federação mantêm resultados positivos, lideradas por Tocantins (6,7%), Paraná (6,6%) e Piauí (5,6%). A Bahia tem o 14º crescimento.

Frente a julho de 2023, resultado negativo dos serviços baianos se concentrou nos serviços prestados às famílias

A variação negativa do volume de serviços prestados na Bahia, em julho de 2024, na comparação com o mesmo mês de 2023 (-0,1%), foi resultado de uma queda concentrada em apenas uma das cinco atividades investigadas pelo IBGE. Os serviços prestados às famílias (-8,3%) foram a única atividade a registrar recuo no mês. O segmento teve sua primeira queda após cinco meses em alta, mantendo ainda o maior crescimento acumulado no ano de 2024: 7,8%.

Por outro lado, os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (1,2%) registraram somente o terceiro maior crescimento entre as atividades pesquisadas, mas foram a atividade que mais contribuiu para segurar a queda do setor de serviços baiano em julho. O segmento voltou a ter resultado positivo após dois meses de retração e segue em queda no acumulado no ano (-0,9%). Os serviços profissionais, administrativos e complementares (1,7%) tiveram o segundo maior aumento e deram a segunda principal contribuição positiva em julho, para os serviços baianos. A atividade cresceu pelo segundo mês consecutivo.

A maior alta no mês foi registrada pelos outros serviços (5,3%), que voltaram a avançar, após sete meses de recuos seguidos, tendo o seu primeiro resultado positivo no ano de 2024. O segmento, porém, possui um peso menor na composição do setor de serviços do estado.

Em julho, serviços ligados ao turismo na Bahia têm a maior queda do país frente a junho, mas mantêm alta em relação a julho/23

Em julho de 2024, o volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia caiu 5,8% frente ao mês anterior (junho/24), na série com ajuste sazonal. O indicador foi inferior ao do Brasil como um todo, que também recuou (-0,9%), sendo o pior resultado entre os 17 estados onde esse agregado passou a ser investigado separadamente, em julho (eram 12 estados até junho de 2024). A Bahia voltou a apresentar retração nessa comparação após ter tido alta na passagem de maio para junho (8,1%).

Frente ao mesmo mês do ano anterior (julho/23), porém, o volume das atividades turísticas na Bahia avançou 0,9%, completando 15 meses de altas seguidas, apesar de ter desacelerado frente ao crescimento de junho (19,4%). O resultado da Bahia ficou, porém, abaixo do nacional (1,2%), sendo somente o 9º melhor entre os 17 estados pesquisados.

Nos primeiros sete meses de 2024, o volume de serviços do turismo baiano teve alta acumulada de 7,9%, frente ao mesmo período de 2023. Nessa comparação, o estado tem o 3º maior crescimento entre os 17 estados pesquisados, abaixo apenas de Minas Gerais (9,3%) e Pará (8,8%), ficando acima do resultado nacional (1,3%). No acumulado nos 12 meses encerrados em julho, o volume das atividades turísticas na Bahia também sustenta alta de 7,9% e o 3º maior crescimento entre os estados pesquisados, abaixo apenas de Minas Gerais (10,5%) e Rio de Janeiro (8,5%), sendo superior ao índice do país como um todo (2,8%).

Comentários

Leia também

Bahia
Aplicativo e-Título já foi baixado por mais de 4,6 milhões de baianos

Aplicativo e-Título já foi baixado por mais de 4,6 milhões de baianos

Somente neste ano, cerca de 334.189 novos registros foram realizados por eleitores baianos ...
Bahia
Bahia está entre destinos mais procurados no programa Voa Brasil

Bahia está entre destinos mais procurados no programa Voa Brasil

A expectativa do Ministério de Portos e Aeroportos é lançar a segunda etapa do Voa Brasil...
Bahia
Estado autoriza início das obras da primeira policlínica do novo PAC no Brasil

Estado autoriza início das obras da primeira policlínica do novo PAC no Brasil

Segundo o governo, a nova policlínica trará melhorias significativas ao atendimento regional ...