Você está pronta para uma cirurgia plástica? Especialista explica como descobrir
Dra. Aline Jardim destacou que nem toda pessoa está apta a realizar uma cirurgia plástica imediatamente.
Durante participação no programa Cidade em Pauta, a médica nutróloga Dra. Aline Jardim detalhou o funcionamento do Instituto da Plástica e do Hospital da Plástica, localizados em Feira de Santana, e destacou a proposta inovadora de atendimento humanizado e multidisciplinar para pacientes que buscam realizar cirurgias plásticas.
“Criamos um ambiente único com estrutura pensada para dar conforto e acompanhamento completo ao paciente. Desde a avaliação pré-operatória até o pós-cirúrgico, tudo é feito no mesmo local”, explicou Dra. Aline.
Ela ressaltou a parceria estratégica com o cirurgião plástico Dr. Marcus Marcel, idealizador do Hospital da Plástica, e destacou a integração com clínicas de fisioterapia, nutrição, estética e medicina hiperbárica.
“Estamos juntos também na hiperbárica, um tratamento que usamos muito no cuidado com pacientes pós-cirúrgicos. Toda segunda-feira estamos recebendo e orientando esses pacientes.”
Um dos diferenciais do trabalho da equipe é o conceito de cirurgia plástica funcional. “Não é apenas uma cirurgia estética. É um processo de cuidado integral, com foco em desinflamar o organismo, identificar carências nutricionais e preparar o corpo para que a recuperação seja melhor e o resultado mais satisfatório”, explicou.
Segundo a médica, essa abordagem reduz riscos e complicações, como cicatriz hipertrófica, seroma (acúmulo de líquido) e deiscência (feridas que não cicatrizam corretamente).
“Participamos do 1º Simpósio de Cirurgia Plástica Funcional em São Paulo e trouxemos esse conhecimento para Feira. Hoje, conseguimos entregar mais segurança e melhores resultados às pacientes.”
Dra. Aline destacou que nem toda pessoa está apta a realizar uma cirurgia plástica imediatamente.
“A gente só vai saber se a paciente está pronta após uma avaliação completa. Isso envolve bioimpedância, exames de sangue e imagem, além da análise de histórico de saúde e uso de medicamentos ou suplementos.”
Ela esclareceu que mesmo pessoas magras podem ter carências nutricionais que afetam a recuperação. “Pacientes com hipotireoidismo, doenças autoimunes, ou com constipação intestinal podem ter absorção de nutrientes comprometida e dificuldade de cicatrização.”
Entre os exames solicitados estão ferritina, homocisteína, proteína C reativa, hemoglobina glicada e insulina. O uso de medicamentos e suplementos também é analisado.
“Alguns suplementos, como ômega 3 ou colágeno, precisam ser suspensos antes da cirurgia, pois podem aumentar sangramentos ou prejudicar a cicatrização.”
Dra. Aline também alertou sobre expectativas irreais em relação aos resultados. “É importante lembrar como você era antes. Às vezes, a paciente quer ficar igual a uma influenciadora que teve três filhos, usa anabolizantes, tem outro biotipo… isso pode frustrar. Cada corpo é único.”
Ela citou o caso de uma paciente que levou uma foto de Virginia Fonseca como referência. “Eu expliquei: para alcançar aquele resultado, você teria que fazer lipo HD, usar certos suplementos, passar por transformações que envolvem filhos, genética, estilo de vida. É preciso alinhar expectativas com a realidade.”
O Instituto da Plástica conta com nutricionistas, fisioterapeutas, biomédica, equipe de estética, restaurante próprio e convênios com hotéis para receber pacientes de outras cidades.
“Temos pacientes que vêm de fora e ficam no entorno. Dois dias depois da cirurgia, são reavaliadas por toda a equipe. Isso evita complicações e oferece mais comodidade.”
Para saber mais, o atendimento está disponível pelo Instagram @draalinejardim e também no perfil do @institutodaplasticafeira. O complexo funciona na Avenida Marechal Castelo Branco, nº 35, bairro Ponto Central, em Feira de Santana.