Você enxerga mesmo o que vê?: Especialista reforça alerta sobre a saúde dos olhos
Muitos descobrem problemas de visão só na fase adulta
Em alusão ao Abril Marrom, mês de conscientização sobre a prevenção da cegueira, o oftalmologista Dr. Marcos Faiçal, da Clínica Clinos, falou sobre os cuidados com a saúde ocular. Com mais de 45 anos de atuação em Feira de Santana e região, a Clinos se destaca como referência no atendimento oftalmológico em todas as fases da vida, inclusive com estrutura especializada em oftalmo-pediatria.
“Você enxerga mesmo o que vê?” foi a pergunta provocadora que abriu o bate-papo com o médico. A reflexão, segundo ele, é fundamental para alertar a população sobre a diferença entre enxergar e ter uma visão saudável.
“Esse é um questionamento bem interessante. Ainda hoje, com toda a gama de informação disponível, recebemos no consultório pacientes com 18, 30, 50 anos, muitos na primeira consulta oftalmológica. E, às vezes, nos deparamos com um ou até os dois olhos sem visão plena. O mais triste é saber que, em muitos casos, isso poderia ter sido evitado com um tratamento precoce”, destacou Dr. Marcos.
De acordo com o especialista, a avaliação preventiva deve começar logo no nascimento, com o teste do olhinho, e continuar ao longo da infância. Já na fase adulta, o ideal é realizar consultas oftalmológicas básicas pelo menos uma vez por ano.
“A consulta inclui exames como acuidade visual, refração, medida da pressão ocular — essencial para o diagnóstico precoce do glaucoma — e o exame de fundo de olho, que avalia a retina e toda a parte neurológica da visão.”
Outro ponto abordado durante a entrevista foi o uso inadequado de óculos de sol, comprados aleatoriamente sem a devida proteção UV.
“Se você usa uma lente sem proteção adequada, continua exposto aos danos da luz solar. Além disso, hoje já se sabe que o espectro azul da luz pode ser nocivo para os olhos, por isso, os óculos precisam ter esse filtro específico”, explicou.
Sobre o uso excessivo de celulares, especialmente por crianças, o médico alertou:
“A exposição prolongada está relacionada ao aumento da miopia, além de afetar a qualidade do sono. O ideal é reduzir o uso pelo menos uma hora antes de dormir. Isso melhora não só a saúde ocular, mas a saúde como um todo.”
Dr. Marcos também explicou de forma didática o que é a retina — um tecido sensível que reveste o fundo do olho e funciona como uma espécie de “fundo da piscina”.
“A retina é responsável por captar as imagens e transformá-las em impulsos nervosos. É essencial protegê-la com óculos adequados, evitar traumas e, principalmente, acompanhar com exames anuais pacientes com doenças sistêmicas como diabetes, hipertensão e glaucoma.”
Questionado sobre as principais doenças que causam cegueira evitável, o médico foi direto:
“A catarata, o glaucoma e a retinopatia diabética são as principais. O glaucoma, por exemplo, é silencioso e só apresenta sintomas nas fases avançadas. Já a retinopatia diabética pode afetar até jovens e muitas vezes evolui sem que o paciente perceba.”
A Clinos tem mais de 45 anos de atuação em Feira de Santana, com duas unidades — na Barão do Rio Branco e no Shopping Boulevard — além de unidades em Conceição do Coité e Serrinha e atende pelos telefone (75) 3603-3900.