Vitória bate o Tombense e abre vantagem na liderança da Série B
No Barradão, Matheusinho marcou o único gol da partida; Leão foi a 58 pontos
O Vitória venceu o Tombense por 1 x 0 no Barradão e embalou rumo ao acesso. Com gol de Matheusinho na segunda etapa, o Rubro-Negro foi aos 58 pontos na liderança da Série B.
O Leão chegou a três vitórias consecutivas e segue firme na ponta da tabela. A vantagem é de quatro para o Sport, vice-líder, e de oito para o Guarani, quinto colocado, que ainda entrará em campo pela 30ª rodada.
O Rubro-Negro terá mais de uma semana para o próximo confronto. No domingo (8), o Vitória vai até o estádio Heriberto Hülse enfrentar o Criciúma, às 18h, pela 31ª rodada da Segundona.
O JOGO
Primeiro tempo
O jogo começou com marcação alta e iniciativa do Vitória. Os donos da casa valorizavam a posse de bola e o Tombense esperava o erro do adversário para surpreender. A partir dos 15 minutos, o Leão começou a chegar com mais perigo, em lances com Wagner Leonardo e Osvaldo. Na metade da primeira etapa, os mineiros equilibraram a partida e chegaram mais perto da área rubro-negra. Na reta final, o Vitória balançou as redes com Iury Castilho, mas o gol foi anulado por impedimento no início da jogada. O Vitória terminou o primeiro tempo sendo mais perigoso, mas não acertou o último passe.
Aos dois minutos, Iury Castilho recebeu de Léo Gamalho, limpou a marcação e finalizou da entrada da área para a defesa do goleiro do Tombense.
Quase o primeiro do Vitória! Aos 17, Osvaldo cobrou falta na área com perigo e o zagueiro Wagner Leonardo, sozinho, cabeceou no meio do gol para Felipe Garcia encaixar no chão.
Um minuto depois, em jogada trabalhada pelo lado esquerdo, Dudu foi até a linha de fundo e cruzou para trás. Osvaldo tentou a finalização, mas foi travado pela defesa mineira.
O Tombense assustou pela primeira vez aos 24! Kleiton avançou pela direita e cruzou para área, Lucas Arcanjo desviou e ninguém chegou para completar.
Fez, mas não valeu! Em contra-ataque aos 35, Osvaldo disparou pela direita e passou para Matheusinho. O meia driblou o goleiro e tocou para Iury Castilho abrir o placar, mas a arbitragem marcou posição irregular do camisa 10 do Leão no início da jogada.
Segundo tempo
Na volta do intervalo, o jogo esfriou – nenhuma das duas equipes conseguiu impor seu ritmo e a partida ficou picotada com muitas faltas. Porém, o Vitória cresceu no jogo e abriu o placar. Matheusinho, em jogada individual, fez um belo gol para a alegria dos mais de 27 mil torcerdores presentes no Barradão. Apesar da vantagem, o Leão não relaxou, seguiu em busca do segundo gol e teve duas oportunidades com Léo Gamalho. O Tombense teve ótima chance no final, mas não conseguiu o empate. Melhor para os donos da casa!
Aos 10 minutos, o Vitória abriu o placar! Matheusinho arrancou pelo meio, a marcação não chegou e o camisa 10 bateu de perna esquerda no canto direiro do goleiro Felipe Garcia para inaugurar o placar no Barradão.
Aos 13, Léo Gamalho avançou em direção ao ataque, bateu de fora da área à esquerda do goleiro mineiro e quase ampliou o marcador.
O Vitória seguiu assustando e chegou mais uma vez com Léo Gamalho aos 22. Após jogada pela direita, Matheusinho recebeu de Castilho e fez o cruzamento para o centroavante cabecear. Felipe Garcia defendeu.
No fim, o Tombense chegou pelo lado esquerdo. Keké recebeu cruzamento e cabeceou para fora. A bola passou rente à trave de Lucas Arcanjo, na melhor chance dos visitantes no jogo.
FICHA TÉCNICA
Vitória 1 x 0 Tombense
Série B – 30ª rodada
Local: Estádio Barradão, em Salvador (BA)
Data: 29/09/2023 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sá (FIFA-AM) e Renan Aguiar da Costa (CE)
Quarto árbitro: Eziquiel Sousa Costa (BA)
VAR: Philip Georg Bennett (RJ)
Gol: Matheusinho (Vitória)
Cartões amarelos: Dudu, Yan Souto, Wellington Nem (Vitória) / Ednei, Matheus Frizzo (Tombense)
Vitória: Lucas Arcanjo; Yan Souto (Marco Antônio), Camutanga, Wagner Leonardo e Édson Lucas; Rodrigo Andrade (Gegê), Dudu e Matheusinho (Pablo); Osvaldo © (Wellington Nem), Iury Castilho (Zé Hugo) e Léo Gamalho. Técnico: Léo Condé
Tombense: Felipe Garcia; Pedro Costa, Ednei, Roger Carvalho © e Guilherme Santos; Zé Ricardo (Kevin), Bruno Matias e Matheus Frizzo (Emerson); Marcelinho (Robert) , Kleiton (Keké) e Alex Sandro (Alexandre Jesus). Técnico: Moacir Júnior
*Metro 1