Vida pessoal e profissional em equilíbrio: conheça a trajetória de Marcly Pizzani
Marcly reforçou que as mulheres têm capacidade de ocupar espaços majoritariamente masculinos e que devem se manter firmes em qualquer área de atuação.
Para alcançar cargos altos e reconhecimentos profissionais significativos é necessária uma longa caminhada e muitos esforços, mas para uma mulher, os desafios são ainda maiores. Para Marcly Pizzani, conciliar a vida pessoal com a profissional foi fundamental para conquistar espaços ao longo dos anos. A reitora da UNEX Feira de Santana e professora da Universidade Estadual de Feira de Santana atua há mais de 20 anos no ramo educacional.
“Quando a gente está ocupando uma função como essa, temos que valorizar cada passo da nossa caminhada. Com certeza sou quem sou hoje é fruto de toda a construção dos valores morais, do berço que eu nasci, dos ensinamentos que eu tive em casa, e isso é muito importante para que a gente enquanto mulher, consiga desbravar os desafios que nós enfrentamos na vida pessoal e na vida profissional”, disse a professora, que fala com muito orgulho de sua mãe e filhas, personagens fundamentais para a construção da sua vida.
A professora se casou aos 16 anos e se formou aos 20, administrando a vida acadêmica com a família. “É motivo de muito orgulho, mas é uma caminhada bastante desafiadora, porque você concilia uma jornada profissional em um cargo estratégico, como o que atuo hoje, com a jornada de mãe, de mulher, de professora e filha. Costumo dizer que eu não tenho problemas, tenho desafios, porque tudo que acontece na vida, gera um aprendizado, ainda que não seja algo positivo.”
Marcly reforçou que, assim como ela que faz parte da área de contabilidade, as mulheres têm capacidade de ocupar espaços majoritariamente masculinos e que devem se manter firmes em qualquer área de atuação. “A mulher consegue conviver com a firmeza e com a leveza ao mesmo tempo, tem flexibilidade de se adaptar aos cenários, a empatia mais aguçada na relação do mundo dos negócios. Nós sabemos que essas mulheres que estão hoje em pontos de destaque, servem como mentoras para outras mulheres que às vezes se sentem em uma condição de desfavorecer.”
A entrevista com a reitora no programa De Olho na Cidade da rádio Sociedade News FM, faz parte do projeto Março Mulher, idealizado por Jorge Biancchi, que este ano busca exaltar a atuação das mulheres no empreendedorismo.