Bahia

ViaBahia pode continuar operando na Bahia; advogado explica impactos da decisão

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já havia aprovado em outubro o encerramento do contrato de concessão da ViaBahia

02/12/2024 20h18
ViaBahia pode continuar operando na Bahia; advogado explica impactos da decisão

Mesmo após o destrato entre a União e a ViaBahia, a concessionária pode continuar operando as BRs 116 e 324 na Bahia além do prazo previsto de 31 de dezembro de 2024. A informação foi comunicada pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), que explicou os motivos e desafios dessa medida durante encontro com lideranças em Salvador.

“Eu e o secretário Afonso Florence [Casa Civil] fomos pedir para ponderar as condições. Anastasia recebeu o relatório anteontem e tudo indica que não haverá tempo de distratar com a ViaBahia em 31 de dezembro. Qual nossa preocupação? Que no dia 31 de dezembro a ViaBahia saindo, como é que vai funcionar? Quem vai cuidar da estrada, dos guinchos, da iluminação? Eu fui porque estou preocupado. Não vou deixar o povo da Bahia sentir saudades da ViaBahia, porque se a gente não cuidar, alguém vai pedir para ela voltar. Não quero esse movimento. Mesmo sabendo é uma decisão do governo federal, mas está na Bahia e quero saber no que é que eu posso ajudar”, declarou o governador.

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) já havia aprovado em outubro o encerramento do contrato de concessão da ViaBahia, mas o processo depende de homologação pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A negociação prevê indenização de R$ 681 milhões pelos ativos não amortizados, além de outros R$ 80 milhões para custos de encerramento da Sociedade de Propósito Específico (SPE).

Especialista aponta impactos negativos

Em entrevista ao quadro Falando de Trânsito, do programa De Olho na Cidade, o advogado Bruno Sobral, especialista em Direito de Trânsito, criticou a possibilidade de permanência da ViaBahia, destacando os prejuízos à segurança e à qualidade das rodovias.

“As BRs 324 e 116 estão em péssimas condições. A ViaBahia fatura cada vez mais às custas da negligência, enquanto tragédias acontecem. A PRF assiste a tudo de forma lamentável, sem cobrar as melhorias necessárias. É um impacto terrível para a sociedade, que perde vidas em acidentes evitáveis”, disse.

O advogado destacou a necessidade de maior fiscalização. “A PRF precisa ser cobrada. Infrações como sinalização deficiente e condições precárias das vias são flagrantes, mas ignoradas. A sociedade deve exigir ações mais efetivas. Não podemos aceitar ser feitos de bobos”, reforçou.

Segundo Bruno Sobral, a população precisa se mobilizar para pressionar as autoridades.

“Por que o destrato não pode ser realizado agora? Porque existe um alinhamento político que protege a concessionária. É revoltante ver a classe política silenciosa em momentos críticos. Precisamos trazer esse tema à tona e exigir que a ViaBahia saia, mas de forma que a transição seja segura e planejada. A imprensa e a sociedade têm um papel crucial nessa cobrança”, afirmou.

O advogado alerta para o aumento dos riscos nas estradas: “Os veículos pesados trafegam pela faixa da esquerda porque as condições da faixa da direita são intransitáveis. A manutenção negligente aumenta o número de acidentes e as vítimas, sejam fatais ou sequeladas. Estamos falando de vidas, e isso não pode ser tratado com descaso”, concluiu Bruno Sobral.

Reclamações sobre o estado das rodovias levaram a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) a considerar uma CPI para investigar a conduta da concessionária. O aumento no número de acidentes e os altos custos de pedágio também são alvos de reclamações.

Comentários

Leia também

Bahia
Subtenente da PM morre em acidente na Av. Vasco da Gama; corporação lamenta

Subtenente da PM morre em acidente na Av. Vasco da Gama; corporação lamenta

A vítima ficou presa às ferragens e não resistiu aos ferimentos
Bahia
Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia; entenda

Mais de 260 mil eleitores correm o risco de ter o título cancelado na Bahia; entenda

Eleitores que não justificaram sua ausência e não quitaram suas multas referentes às...
Bahia
Seap deflagra Operação Égide em unidades prisionais de Salvador

Seap deflagra Operação Égide em unidades prisionais de Salvador

Ação tem como objetivo cortar possível comunicação entre líderes de organizações...