Vereadores realizam sessão fora do parlamento para discutir lei orçamentaria de 2024
A sessão ocorreu no auditório do Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, sem a presença da presidente da Casa, Eremita Mota.
Vereadores da Câmara Municipal realizaram uma sessão fora do parlamento com intuito de discutir o projeto de lei 148/2023, que estipula o orçamento financeira para o ano de 2024. A sessão ocorreu no auditório do Centro Integrado de Educação Inclusiva Colbert Martins da Silva, sem a presença da presidente da Casa, Eremita Mota.
Uma sessão havia sido convocada na última sexta-feira (22), para discutir projetos do executivo, contudo, foi cancelada na noite antecessora, a partir de publicação no Diário Oficial da Casa assinada pela presidente Eremita Mota.
Apesar do cancelamento, os parlamentares preferiram comparecer a Câmara — sem a presença da presidente Eremita — no qual a mesa diretora optou por fazer uma sessão extraordinária para apreciar o orçamento 2024. Na ocasião, outra reunião foi marcada para esta quarta-feira (27).
Segundo o líder de governo, José Carneiro (MDB), a sessão foi convocada pois a lei ainda precisava ser discutida.
“Essa reunião estaria exatamente discutindo a lei orçamentária que, infelizmente, na última sessão, foi dito pela presidenta da Câmara que essa lei teria sido votada, mas ninguém da sociedade, ninguém da imprensa, nenhum vereador tomou conhecimento das emendas modificativas apresentadas. E em decorrência disso, a mesa diretora com a sua maioria dos membros fez essa sessão justamente para corrigir a arbitrariedade cometida pela presidente da Casa da Cidadania”, declarou o vereador.
Estiveram presentes na sessão os vereadores: Pedro Cícero, Paulão do Caldeirão, Pastor Valdemir, Pastor Edvaldo Lima, Fernando Torres, Correia Zezito, Petronio Lima, Zé Curuca, Lulinha da Conceição, Galeguinho SPA, Jurandy Carvalho e José Carneiro.
“Verifica-se que existe motivo para a câmara convocar sessão extraordinário, e reunir-se em outra localidade, em razão do plenário encontrar-se fechado. Fica estabelecido que serão convocados quantas sessões forem necessárias para a aprovação do projeto em pauta, qual seja PROJETO 148/2023”, dizia a declaração da reunião desta manhã.
*com informações do repórter Robson Nascimento