Bahia

Vereadores alertam risco de tragédia na liberação de ponte na cidade de Nazaré, na Bahia

Ponte Eunápio Peltier de Queiroz, na cidade de Nazaré, na Bahia, estaria apresentando riscos

28/10/2022 15h14
Vereadores alertam risco de tragédia na liberação de ponte na cidade de Nazaré, na Bahia

A Ponte Eunápio Peltier de Queiroz, via de ligação do centro comercial da cidade de Nazaré-BA com os seus bairros mais populosos, está interditada por problemas estruturais há pelo menos cinco anos. Problemas esses, atestados exaustivamente pelos engenheiros da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), Central de Apoio Técnico (Ceat/meio ambiente), pela própria Prefeitura Municipal de Nazaré e pelo Ministério Público, com conclusões unânimes pelo seu risco de queda e pela necessidade de sua recuperação sob pena de colocar em perigo a vida dos munícipes.

Neste contexto, de risco iminente, a ponte foi interditada e foi celebrado um Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, com o Ministério Público do Estado da Bahia, em que a gestora de Nazaré, a Sra. Eunice Peixoto, se comprometeu a prover a recuperação estrutural da ponte.

Com a pressão popular e acordo com o Ministério Público, a Administração Municipal realizou o processo licitatório para recuperação estrutural da ponte, que após analisado foram identificados diversos indícios de fraudes (inabilitações inexplicáveis, desclassificações imotivadas de concorrentes e de conluio entre os licitantes).

Preocupados com a execução da obra, foi contratado um Profissional de Engenharia, perito em pontes, para que fornecesse uma visão técnica, sem o risco de cometer injustiças ou de levantar falsas acusações. Após visita ao local da obra, o Engenheiro produziu um laudo, criteriosamente desenvolvido e que comprova o que já é nítido a um olhar menos especializado. A obra da ponte Eunápio de Queiroz é um verdadeiro desperdício de dinheiro público. O serviço de requalificação/reestruturação não está sendo realizado na forma projetada e sua inauguração nessas condições representa um risco à vida dos que nela transitarem.

Laudo aponta problemas estruturais crônicos

O laudo é taxativo ao afirmar haver uma falsa reestruturação através da ocultação de problemas estruturais crônicos. O laudo mostra também que não foi realizada a substituição das suas estruturas em aço oxidadas, que não houve sua elevação por macacos hidráulicos (necessária para a recuperação descrita no projeto do município), que há utilização de escoramento de uso residencial e não há construção de novos pilares essenciais à sua estabilização, dentre inúmeros outros problemas gravíssimos encontrados.

Todas as alegações apresentadas, acompanhadas do laudo técnico e das documentações comprobatórias, foram denunciadas aos órgãos oficiais de controle, 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Nazaré-BA, protocolo sob nº 190.9.429111/2022, Tribunal de Contas dos Municípios – Processo TCM nº 18341e22 (Relator Conselheiro Mário Negromonte) e Câmara Municipal sob nº 10/2022, solicitando, com base nos arts. 33 e 34 da Lei Orgânica do Município de Nazaré-BA, a instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, para apuração dos fatos.

Após as denúncias feitas pelo vereador Júnior da autoescola e os ex-vereadores Jackson Torres e José Mota da cidade de Nazaré circulou na cidade a notícia de que a gestão do município, após tomar conhecimento das queixas prestadas, estaria se preparando para antecipar a inauguração da obra.

Segundo eles a população da cidade também está sendo alertada para que fique a par da situação. A preocupação, de acordo os vereadores, é que ocorra uma tragédia como a que aconteceu no município do estado do Amazonas, quando uma ponte na BR-319 desabou, deixando mortos e feridos. Eles querem a interdição da obra e que a ponte só seja inaugurada após todos os problemas sanados.

Comentários

Leia também

Bahia
Carro capota, mata mulher e deixa cinco pessoas feridas em rodovia baiana

Carro capota, mata mulher e deixa cinco pessoas feridas em rodovia baiana

Vítimas voltavam de festa em outro município quando carro capotou
Bahia
HC, Pablo e Natanzinho lotam Arena Zelitão no primeiro dia da festa dos 63 anos de Anguera

HC, Pablo e Natanzinho lotam Arena Zelitão no primeiro dia da festa dos 63 anos de Anguera

Uma multidão estimada em cerca de 25 mil pessoas passaram pelo local ao longo da noite...
Bahia
Compromisso pelo Feminicídio Zero e protocolo ‘Não é Não’ são lançados em Salvador

Compromisso pelo Feminicídio Zero e protocolo ‘Não é Não’ são lançados em Salvador

Cerimônia ocorreu durante o jogo entre Brasil e Uruguai pelas eliminatórias da Copa do...