Bahia

Vereadoras destacam avanços e protagonismo feminino nos 63 anos de Candeal

As comemorações dos 63 anos de Candeal reafirmam o compromisso da gestão municipal e da Câmara de Vereadores com o progresso

24/04/2025 06h39
Vereadoras destacam avanços e protagonismo feminino nos 63 anos de Candeal

O município de Candeal comemorou 63 anos de emancipação política e administrativa com grandes avanços, uma forte articulação regional e um marco histórico na representatividade feminina na política local. Em meio às celebrações, três vereadoras — Kamila da Saúde, Rose do Macaco e Bruna de Ninho — destacaram a importância da data e os avanços conquistados ao longo dos anos.

História, saúde e integração regional

Para a vereadora Kamila da Saúde, que já atuou como secretária municipal de saúde, o aniversário de Candeal é motivo de orgulho.

“Hoje é aniversário da nossa querida Candeal, 63 anos, cidade jovem, mas que traz uma história de luta e muito progresso. Tive o prazer de trabalhar ao lado do nosso atual prefeito, Junior Batata, na época em que ele era secretário de Finanças. Fizemos um trabalho de excelência na área da saúde e conseguimos alcançar níveis elevados na atenção primária”, afirmou.

Kamila também destacou a histórica união entre os prefeitos de Candeal, Tanquinho e Ichu, que estão alinhados na proposta de instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) regional tipo 1.

“É algo inédito. Eles não estão preocupados com onde o equipamento será instalado, mas sim com o benefício à população. A saúde não vai parar de crescer. O CAPS já foi cadastrado no PAC, assim como o SAMU e outros projetos importantes para a saúde do nosso município.”

Desenvolvimento e políticas públicas em foco

A vereadora Rose do Macaco ressaltou o clima festivo vivido na cidade e os avanços nas políticas públicas.

“É uma honra fazer parte dessa história agora como vereadora. A cada dia a gente percebe o desenvolvimento local e o aprimoramento das políticas públicas. O município está em festa, com um evento grandioso promovido pelo nosso prefeito. E são muitos projetos distribuídos na área cultural, esportiva, de saúde, educação e lazer”, destacou.

Representatividade e valorização das mulheres

Bruna de Ninho, outra vereadora que compõe a histórica bancada feminina da Câmara de Candeal — formada hoje por quatro mulheres —, reforçou o simbolismo da data.

“Esse 23 de abril marca a autonomia administrativa do nosso município. E é gratificante fazer parte dessa história. Colocar quatro mulheres dentro da Câmara é uma conquista importante. A mulher vem ganhando seu espaço e foi a população de Candeal que reconheceu isso.”

Bruna também comentou sobre as festividades do final de semana, que movimentaram a cidade.

“Recebemos uma grande quantidade de visitantes. As pessoas saíram daqui felizes, satisfeitas. O prefeito cumpriu o que prometeu. Tivemos grandes atrações e também a tradicional festa dos evangélicos, com diversos cantores, o que me toca especialmente por ser evangélica.”

Comentários

Leia também

Bahia
”Operação Terra Justa” prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia

”Operação Terra Justa” prende integrantes de milícia com atuação em conflitos fundiários no oeste da Bahia

Grupo criminoso prestava serviços a grandes fazendeiros da região e ameaçava comunidades...
Bahia
Governo propõe ganhos de 14,76% até 2026 para oficiais da PM e Corpo de Bombeiros

Governo propõe ganhos de 14,76% até 2026 para oficiais da PM e Corpo de Bombeiros

Medidas vão beneficiar 54,9 mil pessoas, além de militares da reserva e pensionistas...
Bahia
‘Data marcante’, diz Jerônimo ao sancionar lei de transição energética

‘Data marcante’, diz Jerônimo ao sancionar lei de transição energética

"Medida reafirma o compromisso com incentivo de desenvolvimento econômico e social sustentáveis",...