Vereadoras destacam avanços e protagonismo feminino nos 63 anos de Candeal
As comemorações dos 63 anos de Candeal reafirmam o compromisso da gestão municipal e da Câmara de Vereadores com o progresso
O município de Candeal comemorou 63 anos de emancipação política e administrativa com grandes avanços, uma forte articulação regional e um marco histórico na representatividade feminina na política local. Em meio às celebrações, três vereadoras — Kamila da Saúde, Rose do Macaco e Bruna de Ninho — destacaram a importância da data e os avanços conquistados ao longo dos anos.
História, saúde e integração regional
Para a vereadora Kamila da Saúde, que já atuou como secretária municipal de saúde, o aniversário de Candeal é motivo de orgulho.
“Hoje é aniversário da nossa querida Candeal, 63 anos, cidade jovem, mas que traz uma história de luta e muito progresso. Tive o prazer de trabalhar ao lado do nosso atual prefeito, Junior Batata, na época em que ele era secretário de Finanças. Fizemos um trabalho de excelência na área da saúde e conseguimos alcançar níveis elevados na atenção primária”, afirmou.
Kamila também destacou a histórica união entre os prefeitos de Candeal, Tanquinho e Ichu, que estão alinhados na proposta de instalação de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) regional tipo 1.
“É algo inédito. Eles não estão preocupados com onde o equipamento será instalado, mas sim com o benefício à população. A saúde não vai parar de crescer. O CAPS já foi cadastrado no PAC, assim como o SAMU e outros projetos importantes para a saúde do nosso município.”
Desenvolvimento e políticas públicas em foco
A vereadora Rose do Macaco ressaltou o clima festivo vivido na cidade e os avanços nas políticas públicas.
“É uma honra fazer parte dessa história agora como vereadora. A cada dia a gente percebe o desenvolvimento local e o aprimoramento das políticas públicas. O município está em festa, com um evento grandioso promovido pelo nosso prefeito. E são muitos projetos distribuídos na área cultural, esportiva, de saúde, educação e lazer”, destacou.
Representatividade e valorização das mulheres
Bruna de Ninho, outra vereadora que compõe a histórica bancada feminina da Câmara de Candeal — formada hoje por quatro mulheres —, reforçou o simbolismo da data.
“Esse 23 de abril marca a autonomia administrativa do nosso município. E é gratificante fazer parte dessa história. Colocar quatro mulheres dentro da Câmara é uma conquista importante. A mulher vem ganhando seu espaço e foi a população de Candeal que reconheceu isso.”
Bruna também comentou sobre as festividades do final de semana, que movimentaram a cidade.
“Recebemos uma grande quantidade de visitantes. As pessoas saíram daqui felizes, satisfeitas. O prefeito cumpriu o que prometeu. Tivemos grandes atrações e também a tradicional festa dos evangélicos, com diversos cantores, o que me toca especialmente por ser evangélica.”