Vereador reafirma pré-candidatura a deputado estadual e defende ampliação da representação política de Feira de Santana
Silvio Dias também comentou que o cenário já foi mais favorável em termos de representatividade.
O vereador Silvio Dias (PT) reafirmou, durante entrevista ao programa De Olho na Cidade, que mantém seu projeto político para 2026 e que será pré-candidato a deputado estadual. Ele destacou a necessidade de ampliar a representatividade política de Feira de Santana tanto na Assembleia Legislativa da Bahia quanto na Câmara dos Deputados, ressaltando que o município, com mais de 600 mil habitantes, possui atualmente uma representação.
“É inadmissível que Feira de Santana tenha apenas um deputado federal, no caso o deputado Zé Neto, que tem cumprido um papel importantíssimo, trazendo emendas e brigando por nossa cidade, mas está sozinho. Nós precisamos ampliar essa representação”, afirmou Silvio Dias. Ele defendeu também o aumento do número de deputados estaduais: “Temos uma cidade com capacidade para eleger seis ou sete deputados estaduais tranquilamente.”
Silvio também comentou que o cenário já foi mais favorável em termos de representatividade.
“Chegamos a ter quatro deputados federais eleitos com base em Feira. Já tivemos cinco estaduais. Hoje, são apenas três: Ângelo Almeida, José de Arimatéia e Pablo Roberto, que deixou o cargo para assumir a vice-prefeitura. Precisamos retomar esse espaço.”
Sobre o cenário estadual, o vereador defendeu o fortalecimento do campo progressista, com mais representantes da esquerda eleitos, tanto para manter a base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues quanto para assegurar recursos e políticas públicas para o estado. Ele considera importante que o PT tenha mais de uma candidatura em Feira de Santana. ,
“A candidatura de Robinson Almeida, por exemplo, é importante e ter mais um nome do PT na disputa será para somar, não para dividir. Feira só tem a ganhar”, declarou.
Silvio Dias também fez críticas à oposição estadual, citando falhas de articulação na eleição de 2022.
“O grupo de oposição errou muito. O prefeito José Ronaldo foi colocado de lado e o ex-candidato ACM Neto abandonou a Bahia após a derrota. Ele sumiu. Não fez nenhuma construção política desde então. Agora tenta aparecer, mas o povo vê isso”, disse.
Segundo o vereador, o atual governador tem ganhado espaço justamente pela postura de diálogo.
“Jerônimo Rodrigues tem conversado com prefeitos, independentemente do lado político. Aqui mesmo em Feira, que tem um prefeito de oposição, o governador esteve presente, participou da Micareta, investe na saúde, está presente com ações.”
Cenário nacional: otimismo com o governo Lula
Silvio também elogiou a condução do governo federal sob Luiz Inácio Lula da Silva. “A economia tem mostrado sinais positivos. O índice de desemprego está praticamente no pleno emprego, indústrias estão se instalando na Bahia, e o consumo aumentou. O povo está viajando, as estradas estão lotadas porque as pessoas têm poder de compra.”
Ele destacou programas como o ‘Pé-de-Meia’, voltado para permanência de jovens na escola, e a retomada do Minha Casa Minha Vida em Feira de Santana.
“Passamos seis anos sem novas unidades e agora temos várias em andamento. Isso é fruto de uma política social ativa.”
Apesar do otimismo, ele reconhece que o principal desafio será a comunicação. “As fake news são uma ameaça. Muita gente não vê o que está sendo feito por causa da desinformação. Precisamos encontrar formas de mostrar à população o que está sendo realizado.”