Vereador desiste de concorrer à presidência da Câmara e declara apoio a Zé Carneiro
Pedro Américo, que é aliado do vice-prefeito eleito Pablo Roberto, destacou que sua decisão foi motivada pela capacidade de articulação de José Carneiro ao longo do processo.
A disputa pela presidência da Câmara Municipal de Feira de Santana ganha um novo capítulo. O vereador Pedro Américo, um dos nomes mais comentados nos bastidores políticos, anunciou que não vai concorrer ao cargo de presidente. Em vez disso, ele declarou apoio ao vereador José Carneiro, atual líder do governo na Câmara e um dos favoritos à presidência.
Pedro Américo, que é aliado do vice-prefeito eleito Pablo Roberto, destacou que sua decisão foi motivada pela capacidade de articulação de José Carneiro ao longo do processo.
“O vereador José Carneiro demonstrou uma liderança e uma capacidade de articulação que precisa ser reconhecida. Ele recentemente se reuniu com os novos vereadores, fortalecendo sua candidatura. Isso precisa ser respeitado”, afirmou.
O vereador também ressaltou a importância de se manter harmonia e independência entre os parlamentares da base do governo.
“Eu sempre defendi que, nesse debate sobre a presidência, tínhamos dois pilares fundamentais. Primeiro, que a decisão deveria partir dos 15 vereadores eleitos dentro da base do governo de Zé Ronaldo e Pablo Roberto. Assim, poderíamos manter uma harmonia na Casa, evitando conflitos pessoais que marcaram os últimos anos”, explicou.
O vereador frisou ainda a necessidade de autonomia dos vereadores dentro da Câmara, o que, segundo ele, é essencial para um trabalho eficaz.
“Defendo uma estrutura onde cada vereador tenha sua independência interna, sem se tornar refém de um presidencialismo impositivo que existe atualmente. A autonomia interna é fundamental para que o vereador possa representar suas pautas, cuidar das suas comunidades e atender à população. Isso vai aprimorar nosso trabalho e permitir que o vereador seja mais respeitado”, completou.
Para Pedro Américo, José Carneiro mostrou-se o candidato ideal para conduzir essa nova fase.
“Dentro do campo político, quem consegue unir a maioria entre os 15 vereadores da base é quem deve assumir e Zé Carneiro tem mostrado essa capacidade. Estou me colocando à disposição para ajudá-lo nesse processo de reconstrução da imagem da Casa da Cidadania”, declarou.
*Com informações do repórter Robson Nascimento