Vereador articula criação de núcleo especializado de atendimento ao idoso em Feira de Santana
O vereador revelou que já iniciou tratativas com o Governo do Estado para a implantação da Delegacia do Idoso em Feira de Santana.
Em entrevista ao De Olho na Cidade, o vereador Silvio Dias (PT) defendeu a implantação de um núcleo especializado de atendimento ao idoso em Feira de Santana, como medida urgente para garantir direitos e ampliar a proteção de uma população cada vez mais numerosa e vulnerável.
Segundo o parlamentar, o Brasil já não é mais o país de maioria jovem, e a transformação da pirâmide etária exige que o poder público amplie as políticas voltadas à terceira idade.
“Nossa população está vivendo mais, graças a Deus. A gente precisa pensar em políticas públicas específicas para o idoso. Se no passado tivemos o Hospital da Criança, por que hoje não pensar em hospital, policlínica e até delegacia voltados ao idoso?”, questionou.
Silvio destacou que os idosos enfrentam diversas formas de violência, muitas vezes dentro da própria família.
“Tem casos em que o idoso vive com a aposentadoria retida por familiares ou cuidadores. O cartão fica nas mãos dessas pessoas e o dinheiro não é usado nem para o básico. Isso é violência e precisa ser combatido”, afirmou.
O vereador revelou que já iniciou tratativas com o Governo do Estado para a implantação da Delegacia do Idoso em Feira de Santana. Durante visita do governador Jerônimo Rodrigues à cidade, Silvio levou a proposta diretamente ao chefe do Executivo baiano, que imediatamente acionou o secretário estadual de Segurança Pública, Marcelo Werner.
“O secretário determinou estudos para viabilizar o projeto, e o delegado-chefe da Polícia Civil da Bahia, Dr. André, já iniciou a articulação para instalar, de forma imediata, um núcleo de atendimento ao idoso em Feira de Santana”, informou.
A unidade deve funcionar provisoriamente no mesmo prédio onde hoje está a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), aproveitando a estrutura de atuação especializada e proativa já existente.
Para Silvio, a criação de uma unidade voltada exclusivamente para os idosos pode romper o ciclo de silenciamento e isolamento que muitos vivem.
“Muitas vezes, esse idoso não consegue nem sair de casa para ir até uma delegacia. Com profissionais preparados, assistentes sociais, psicólogos, a gente poderá chegar até eles e esse atendimento, inclusive domiciliar, poderá salvar vidas”, defendeu.
Questionado sobre a previsão de início das atividades do núcleo de atendimento ao idoso, o vereador afirmou que ainda nesta semana ou na próxima deve se reunir com o delegado-chefe da Polícia Civil, Dr. André, para definir datas.
“Estamos empenhados em avançar nessa pauta com o Governo do Estado e com todas as entidades que defendem os direitos da pessoa idosa. É uma construção coletiva que vai dar mais dignidade e segurança a milhares de cidadãos que hoje vivem invisíveis em nossa cidade”, concluiu.