Vereador aponta Marcos Lima como favorito para a presidência da Câmara
Pedro Américo destacou que o vereador Marcos Lima tem demonstrado maior capacidade de articulação política dentro do grupo de apoio a Zé Ronaldo.
Em entrevista ao programa De Olho na Cidade, o vereador reeleito Pedro Américo (Cidadania) comentou sobre a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Feira de Santana e a estratégia política do grupo que apoia o prefeito José Ronaldo. Reeleito com 3.380 votos, Pedro Américo se posicionou de maneira clara sobre sua decisão de recuar na corrida pela presidência, enfatizando a importância da unidade e reorganização interna do grupo político.
“Nos colocamos à disposição do debate na Câmara e busquei defender, entre os colegas, não necessariamente o meu nome, mas a reestruturação do funcionamento administrativo da Casa. A forma como a Câmara existe atualmente impede que a Casa produza com mais qualidade para gerar resultados efetivos para a sociedade”, afirmou o vereador.
Pedro Américo explicou que sua proposta incluía a reestruturação das comissões, como as de Educação, Meio Ambiente e Cultura, para que funcionassem de maneira regular e transparente, além de defender mais autonomia para os gabinetes dos vereadores. Segundo ele, o modelo atual de gestão, onde os vereadores ficam dependentes da presidência, compromete a democracia interna e a eficiência do trabalho parlamentar.
“A câmara precisa de um funcionamento efetivo das comissões, horários marcados para a população participar, e uma maior autonomia para os gabinetes dos vereadores. Esse modelo atual precisa ser revisto”, completou.
No entanto, Pedro Américo refletiu sobre a situação política e decidiu recuar da disputa. Ele explicou que, por não ter maioria entre os vereadores eleitos pelo grupo do prefeito José Ronaldo, decidiu buscar a unidade interna para fortalecer o mandato. “Entendi que a prioridade é reorganizar internamente e apoiar quem tiver a maioria dentro do grupo”, destacou.
Sobre os candidatos à presidência da Câmara, Pedro Américo reconheceu a qualificação de todos, mencionando os nomes de Jorge Oliveira, pastor Valdemir e Marcos Lima. Porém, ele destacou que o vereador Marcos Lima tem demonstrado maior capacidade de articulação política dentro do grupo de apoio a Zé Ronaldo. “Se isso se mantiver até o final do ano, Marcos Lima será o candidato natural do grupo”, disse.
Por fim, o vereador reeleito enfatizou que a decisão final sobre a eleição para presidente da Câmara será tomada no dia 1º de janeiro, quando os vereadores eleitos tomarão posse e a eleição será formalizada.
“Até lá, é só especulação e articulação política. A eleição acontece no dia primeiro, e, se Marcos Lima continuar com a maioria, terá o meu apoio”, concluiu.