Política

Vereador aponta Marcos Lima como favorito para a presidência da Câmara

Pedro Américo destacou que o vereador Marcos Lima tem demonstrado maior capacidade de articulação política dentro do grupo de apoio a Zé Ronaldo.

08/12/2024 06h27
Vereador aponta Marcos Lima como favorito para a presidência da Câmara

Em entrevista ao programa De Olho na Cidade, o vereador reeleito Pedro Américo (Cidadania) comentou sobre a disputa pela presidência da Câmara de Vereadores de Feira de Santana e a estratégia política do grupo que apoia o prefeito José Ronaldo. Reeleito com 3.380 votos, Pedro Américo se posicionou de maneira clara sobre sua decisão de recuar na corrida pela presidência, enfatizando a importância da unidade e reorganização interna do grupo político.

“Nos colocamos à disposição do debate na Câmara e busquei defender, entre os colegas, não necessariamente o meu nome, mas a reestruturação do funcionamento administrativo da Casa. A forma como a Câmara existe atualmente impede que a Casa produza com mais qualidade para gerar resultados efetivos para a sociedade”, afirmou o vereador.

Pedro Américo explicou que sua proposta incluía a reestruturação das comissões, como as de Educação, Meio Ambiente e Cultura, para que funcionassem de maneira regular e transparente, além de defender mais autonomia para os gabinetes dos vereadores. Segundo ele, o modelo atual de gestão, onde os vereadores ficam dependentes da presidência, compromete a democracia interna e a eficiência do trabalho parlamentar.

“A câmara precisa de um funcionamento efetivo das comissões, horários marcados para a população participar, e uma maior autonomia para os gabinetes dos vereadores. Esse modelo atual precisa ser revisto”, completou.

No entanto, Pedro Américo refletiu sobre a situação política e decidiu recuar da disputa. Ele explicou que, por não ter maioria entre os vereadores eleitos pelo grupo do prefeito José Ronaldo, decidiu buscar a unidade interna para fortalecer o mandato. “Entendi que a prioridade é reorganizar internamente e apoiar quem tiver a maioria dentro do grupo”, destacou.

Sobre os candidatos à presidência da Câmara, Pedro Américo reconheceu a qualificação de todos, mencionando os nomes de Jorge Oliveira, pastor Valdemir e Marcos Lima. Porém, ele destacou que o vereador Marcos Lima tem demonstrado maior capacidade de articulação política dentro do grupo de apoio a Zé Ronaldo. “Se isso se mantiver até o final do ano, Marcos Lima será o candidato natural do grupo”, disse.

Por fim, o vereador reeleito enfatizou que a decisão final sobre a eleição para presidente da Câmara será tomada no dia 1º de janeiro, quando os vereadores eleitos tomarão posse e a eleição será formalizada.

“Até lá, é só especulação e articulação política. A eleição acontece no dia primeiro, e, se Marcos Lima continuar com a maioria, terá o meu apoio”, concluiu.

Comentários

Leia também

Política
Júnior Piaggio tem 93,8% de aprovação em Ipecaetá, aponta pesquisa

Júnior Piaggio tem 93,8% de aprovação em Ipecaetá, aponta pesquisa

Segundo o levantamento, apenas 2,98% da população desaprova o jeito como gestor do município...
Política
José Carlos Aleluia reforça apoio a Romeu Zema e discute união da oposição em âmbito nacional

José Carlos Aleluia reforça apoio a Romeu Zema e discute união da oposição em âmbito nacional

O ex-deputado destacou que tem mantido diálogo com outras lideranças da oposição.
Política
Zanin atende pedido de Moraes para realização de sessões extras no julgamento de Bolsonaro

Zanin atende pedido de Moraes para realização de sessões extras no julgamento de Bolsonaro

Ministro quer que julgamento continue na quinta-feira da próxima semana