Verão econômico: O que fazer para economizar energia na estação do calor
O chuveiro elétrico pode ser um grande vilão
Thaciane Mendes
Além de marcar um ótimo período para ir à praias e piscinas, o verão também demanda maior atenção ao consumo de energia elétrica. Devido ao calor, o uso de ar-condicionado e ventiladores é mais recorrente, o que causa aumento na conta de luz. Para evitar prejuízos, é ideal encontrar um equilíbrio de consumo.
Segundo o engenheiro elétrico Jonatas Penine, o uso do chuveiro elétrico pode ser equivalente ao uso de cinco ar condicionados.
“Um chuveiro tem 5 mil a 5.500 watts, enquanto um ar condicionado de 9 mil BTU gira em torno de 800 ou 900 watts. Portanto, o uso do chuverio chega a ser cinco vezes mais. Então, a primeira recomendação é ativar o modo ‘verão’ na hora de tomar banho”, diz o especialista.
Para quem utiliza o ar-condicionado, utilizar na temperatura de 24ºC é mais econômico, pois o aparelho tende a trabalhar menos, gerando menos gastos com energia. Outro aparelho que merece atenção é a máquina de lavar, sendo recomendável juntar todas as roupas sujas e lavar de uma vez, para evitar uso constante do aparelho.
O tipo de lâmpada utilizado nas casas também pode influenciar na cobrança: “Sempre recomendo colocar lâmpadas LED. Já tive clientes que chegaram a economizar um terço da conta só em trocar as lâmpadas fluorescentes por LED, que pode ser encontrada em qualquer local”.
No verão, os dias costumam escurece mais tarde, abrindo a possibilidade de aproveitar mais a luz natural do sol e realizar atividades ao ar livre. Os consumidores também devem estar atentos aos horários de picos, que podem variar em cada estado do país, e diminuir o consumo de energia. Na Bahia, a cobrança mais cara está entre 18h às 21h.
Para saber mais detalhes sobre consumo de energia e ter mais dicas, confira as instruçoes no porta oficial da Coelba (clique aqui).