Brasil

Venda de carne moída por frigoríficos terá novas regras a partir de novembro

A medida é direcionada para estabelecimentos e indústrias produtores de carne moída

13/10/2022 07h05
Venda de carne moída por frigoríficos terá novas regras a partir de novembro
Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

A comercialização de carne moída por frigoríficos a partir de 1º de novembro terá novas normas. Segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a medida é direcionada para estabelecimentos e indústrias produtores de carne moída que sejam registrados junto ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi-POA). As informações são da Agência Brasil.

De acordo com a pasta, a medida pretende modernizar os processos produtivos e procedimentos industriais, além de assegurar a segurança dos produtos e de dar mais transparência aos consumidores. Os estabelecimentos terão prazo de um ano para se adequar às condições previstas na portaria. A medida não se aplica aos supermercados e açougues que vendem direto ao consumidor.

Novas regras 

A carne moída deverá ser embalada imediatamente após a moagem, devendo cada pacote do produto ter peso máximo de 1 quilo. Não é permitida a obtenção de carne moída a partir de moagem de carnes oriundas da raspagem de ossos ou obtidas de quaisquer outros processos de separação mecânica dos ossos.

É ingrediente obrigatório na fabricação de carne moída, a carne obtida das massas musculares esqueléticas. Já a porcentagem máxima de gordura do produto deverá ser informada no painel principal, próximo à denominação de venda.

A portaria estabelece ainda que a matéria-prima para fabricação do produto deve ser exclusivamente carne, submetida a processamento prévio de resfriamento ou congelamento. É proibida a utilização de carne industrial para a fabricação de carne moída e a obtenção de carne moída a partir de moagem de miúdos.

A carne moída resfriada deverá ser mantida entre 0°C e 4°C e a carne moída congelada à temperatura máxima de -12°C. O produto não poderá sair do equipamento de moagem com temperatura superior a 7°C e deve ser submetido imediatamente ao resfriamento ou ao congelamento rápido.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Brasil
Mesmo com vetos, Lula sanciona lei que fortalece combate ao devedor contumaz

Mesmo com vetos, Lula sanciona lei que fortalece combate ao devedor contumaz

Nova regra endurece punições a sonegadores recorrentes que tentam obter vantagem econômica ...
Brasil
Aposentadoria em 2026 terá regras mais duras e exige planejamento, alerta especialista

Aposentadoria em 2026 terá regras mais duras e exige planejamento, alerta especialista

Especialista alerta que endurecimento das regras de transição, aumento da idade mínima...
Brasil
Preso, Bolsonaro solicita autorização do STF para ter Smart TV na cela

Preso, Bolsonaro solicita autorização do STF para ter Smart TV na cela

Defesa afirma que pedido não amplia privilégios nem compromete a segurança da unidade ...