Vasco e Corinthians vão ao STJD contra mudança de data na Copa do Brasil
CBF antecipou jogos do Brasileirão e adiou as partidas de volta do torneio nacional
O Vasco entrou na noite desta segunda-feira (30) com uma Medida Inominada no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contra a mudança das datas dos jogos de volta da semifinal da Copa do Brasil. O Corinthians decidiu acompanhar o Cruzmaltino. Os dois clubes entendem que Atlético-MG e Flamengo, seus adversários no torneio nacional, respectivamente, estão sendo beneficiados.
Os dois times se sentem prejudicados pela decisão da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que antecipou as partidas pela 30ª rodada do Brasileirão e adiou as decisões das vagas na final da Copa do Brasil. Pela liga, o Cruzmaltino vai visitar o São Paulo, no próximo dia 16, uma quarta-feira, às 21h45, enquanto o Timão recebe o Athletico no dia seguinte, às 20h, na Neo Química Arena. Depois, no sábado (19), às 18h30, o time carioca pega o Atlético-MG, em São Januário, pelo torneio nacional. No domingo (20), às 16h, o Alvinegro paulista joga contra o Flamengo, em casa. A data-base da competição havia sido divulgada no dia 5 de janeiro.
Com a ação, a diretoria vascaína espera conseguir anular a partida junto ao STJD. A expectativa é que a disputa contra a CBF seja dura, já que a entidade tem influência sobre as comissões e indicações no tribunal. No entanto, os cariocas contam com a estratégia jurídica do primeiro vice-presidente geral do Cruzmaltino, Paulo Simões, que já presidiu o STJD. O escritório que defende o clube da Colina é da advogada Luciana Lopes, filha do presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj), Rubens Lopes.
Nesta quarta (2), às 19h15, o Vasco inicia o confronto da semifinal com o Atlético-MG, na Arena MRV, pelo jogo de ida. A partir das 21h45, o Corinthians encara o Flamengo, no Maracanã.
Leia a nota do Vasco:
“O Vasco da Gama informa que, nesta segunda-feira (30/09/2024), protocolou junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) uma medida inominada, com pedido de urgência, questionando a alteração unilateral das datas das partidas de volta das semifinais da Copa do Brasil 2024 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
A referida modificação, realizada sem o consentimento do Vasco e de maneira contrária ao calendário previamente estabelecido, viola tanto a Lei Geral do Esporte quanto o Regulamento Geral de Competições da própria CBF. O clube reafirma seu compromisso com o respeito às normas e à isonomia no futebol nacional.
O Vasco aguarda e confia que a Justiça reestabeleça a tabela definida originalmente e que o jogo da volta da semifinal da Copa do Brasil aconteça nas datas previamente estabelecidas, sendo elas 16 ou 17/10.
VASCO DA GAMA SAF”.
*Com informações Bahia.ba