Brasil

Vale, Tüv Süd e 16 pessoas se tornam rés por tragédia de Brumadinho que deixou 270 mortos

Envolvidos foram denunciados por homicídio qualificado, crimes contra a fauna, crimes contra a flora e crime de poluição

24/01/2023 15h41
Vale, Tüv Süd e 16 pessoas se tornam rés por tragédia de Brumadinho que deixou 270 mortos
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil

A Justiça Federal aceitou, nesta terça-feira (24), a denúncia feita pelo Ministério Público Federal (MPF) contra 16 pessoas e as empresas Vale e Tüv Süd pelo rompimento da barragem do Córrego do Feijão, de Brumadinho, em Belo Horizonte. A tragédia, que aconteceu em 25 de janeiro de 2019, deixou 270 pessoas mortas e três vítimas ainda estão desaparecidas.

As pessoas físicas foram denunciadas por homicídio qualificado, multiplicado por 270, crimes contra a fauna, contra a flora e crime de poluição. Já as empresas Vale S.A. e Tüv Süd Bureau de Projetos e Consultoria Ltda. pelos crimes contra a fauna, contra a flora e crime de poluição.

O processo criminal foi distribuído à 2ª Vara Criminal Federal de Belo Horizonte nesta segunda-feira (23). Por conta do risco de prescrição dos crimes ambientais, já que o desastre completa quatro anos nesta quarta-feira (25), a presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, havia determinado agilidade por parte da Justiça Federal em analisar o caso.

Com a aceitação da denúncia, os crimes não correm mais o risco de prescreverem. No caso dos crimes de homicídio, as empresas não são rés por serem pessoas jurídicas.

Parte da defesa dos réus, considera a decisão “injusta”. O advogado de Christina Heloíza da Silva Malheiros, Joaquim Pedro de Toledo e Renzo Albieri Guimarães de Carvalho, todos da Vale, afirmou que “a imputação de homicídio por dolo eventual é apenas um dos inúmeros equívocos jurídicos da acusação”. A empresa Tüv Süd afirmou que “não vai comentar” e a Vale manteve o posicionamento de colaboração com a reparação e compensação dos danos.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos