Vacinação contra o HPV tem faixa etária ampliada para crianças e adolescentes
A dose também pode ser aplicada à noite, nas unidades Saúde na Hora
A partir deste mês, meninos e meninas de 9 a 14 anos podem receber a vacina contra o HPV (Papilomavírus humano) em Feira de Santana, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. A ampliação da faixa etária é uma determinação da Secretaria Municipal de Saúde.
Para ser imunizado, os pais devem levar a criança ou adolescente com documentos de identidade e cartão SUS, além da caderneta de vacinação. A aplicação da vacina acontece em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira.
A vacina também pode ser aplicada à noite, nas USFs vinculadas ao Programa Saúde na Hora, com funcionamento das 8h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI, Liberdade I, II e III, Queimadinha I, II e III, Parque Ipê I, II e III, Videiras I, II e III e Rua Nova II, III e Barroquinha.
O HPV é a principal causa de câncer de colo do útero. A vacina é eficiente na proteção das mulheres contra esta doença. Entre os homens, a vacina protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus.
*Secom