Brasil

Vacinação contra HPV : vítimas de violência sexual se tornam prioridade

A medida foi estabelecida pelo Ministério da Saúde após recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS)

23/08/2023 11h53
Vacinação contra HPV : vítimas de violência sexual se tornam prioridade
Foto: Divulgação

Seguindo a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Associação Pan-Americana de Infectologia (API), o Ministério da Saúde determinou que vítimas de violência sexual passaram a ser grupo prioritário para vacinação contra o HPV.

A medida tomada pela pasta tem o intuito de garantir o atendimento de pessoas de 9 a 45 anos que não são vacinadas ou que ainda não completaram o esquema de imunização. A vacina HVP quadrivalente, disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS), tem a capadidade de proteger contra as principais complicações geradas pela infecção sexualmente transmissível.

Antes da nova determinação, a vacina era aplicada somente em crianças e adolescentes, entre 9 e 14 anos, e em pessoas na faixa etária de 9 a 45 anos em condições clínicas, entre elas: as que vivem com HIV/Aids; transplantados de órgãos sólidos ou medula óssea; pacientes oncológicos; imunossuprimidos ou em tratamento com drogas imunossupressoras.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos