Vacina contra meningite é reforçada com novo imunizante em Feira
Nos primeiros 15 dias de julho, desde que a medida entrou em vigor, já foram vacinadas 1.173 crianças com o novo reforço.
Feira de Santana passou a adotar a vacina meningocócica ACWY no reforço vacinal de crianças com 12 meses de idade, ampliando a proteção contra a meningite no município. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, que destacou a importância da mudança no esquema vacinal.
“Tivemos essa mudança do esquema vacinal para a meningite, especialmente com a ampliação do escopo de proteção”, afirmou Rodrigo.
Anteriormente, o reforço oferecido às crianças era feito com a vacina meningocócica C. Com a nova diretriz, o imunizante passa a ser o ACWY, que protege contra mais sorogrupos da bactéria causadora da doença.
“Essa é uma vacina com muito mais proteção. A meningite é uma doença grave, que pode causar sequelas e até levar à morte. Quanto mais proteção tivermos, melhor”, enfatizou o secretário.
Nos primeiros 15 dias de julho, desde que a medida entrou em vigor, já foram vacinadas 1.173 crianças com o novo reforço.
“É um número expressivo. As pessoas estão procurando a vacinação, estão indo às nossas unidades de saúde, onde estão localizados os postos de vacinação”, destacou Rodrigo Matos.
O secretário também explicou que quem já recebeu a vacina meningocócica C não precisa repetir o reforço com a ACWY. No entanto, há previsão de uma nova dose para adolescentes
“Quando for adolescente, pré-adolescente, de 11 a 14 anos, haverá um novo reforço também com a ACWY”, disse.
Rodrigo Matos destacou o papel do município na ampliação da cobertura vacinal: “É um avanço importante do SUS, e Feira de Santana está conectada com esse avanço, ampliando sua cobertura vacinal a cada dia”.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim