Uso intenso de redes sociais é motivo de preocupação para saúde mental
Esse tempo elevado de consumo pode gerar consequências negativas em vários aspectos, como na percepção sobre a própria vida, impactando na saúde mental
A Comscore realizou um levantamento que mostra as redes sociais como preferidas pelos brasileiros em comparação a outras categorias online. O Brasil está na terceira posição entre os países que mais consomem conteúdo desses aplicativos em todo o mundo. Esse tempo elevado de consumo pode gerar consequências negativas em vários aspectos, como na percepção sobre a própria vida, impactando na saúde mental.
Em entrevista ao portal De Olho na Cidade, a psiquiatra Maria Izabel Barcelar, relatou os prejuízos físicos e mentais que a busca pelo corpo perfeito pode acarretar na vida dos pacientes: “A busca pelo corpo perfeito pode acarretar danos físicos, por conta das dietas mirabolantes, cirurgias plásticas e também danos na saúde mental, como anorexia e bulimia, transtornos alimentares”, explica.
Estima-se que em todo o mundo, mais de 70 milhões de indivíduos tenham algum transtorno alimentar, como bulimia nervosa, anorexia nervosa e compulsão alimentar.
“Cada vez mais os padrões estão inalcançáveis, tem acontecido a confusão entre o que é a computação gráfica e o que te fato é real. Isso influencia na autoestima, a busca incessante pela academia, a Vigorexia, que é um transtorno dismórfico muscular. Esse transtorno faz com que os pacientes se enxerguem fracos e sem músculos, sendo que são fortes e musculosos”, aponta.